Performance da equipe Bahrain Victorious na temporada 2021 foi alvo de comentários duvidosos durante a temporada. Agora um estudo científico confirma a presença do relaxante muscular Tizanidina no cabelo de três dos sete ciclistas abordados pela polícia francesa em julho.
Uma publicação médica do Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia, o NCBI indica a prezença da droga tizanidina no cabelo de ciclistas da equipe Bahrain Victorious durante o Tour de France 2021. A análise dos fios de cabelos dos ciclistas foi solicitada pela agência francesa de saúde pública (equivalente a brasileira Anvisa). O uso da tizanidina não é considerado doping pela Wada (Agência Mundial Antidoping), mas só pode ser obtido para fins terapêuticos com autorização de uso temporário (TUE).
Entre sete amostras colhidas em batida da polícia francesa durante o Tour de France, três deram positivo para a substância. Para os pesquisadores, essa foi a primeira vez que a tizanidina foi incorporada ao cabelo humano embora não seja possível afirmar qual a dosagem e frequência o medicamento foi tomado.
Bahrain Victorious sofreu batida em julho
Em 15 de julho de 2021, durante o Tour de France a polícia francesa invadiu o hotel onde a equipe Bahrain Victorious estava hospedada. O diretor da equipe, Milan Erzen comentou a época:
“Não foi nada em especial, a polícia nos abordou, solicitou datas de treinamentos, checaram o ônibus e acomodações. Eles importunaram nossos ciclistas por cerca de uma hora, nos agradeceram e foram embora sem revelar o motivo de sua visita.”
A equipe Bahrain Victorious conquistou 36 vitórias na temporada 2021, um recorde para a equipe, sendo três vitórias durante o Tour de France 2021.
Tizanimida, um relaxante muscular esquelético
Fabricado pela Srdalud e Zanaflex, a tizanimida é uma droga utilizada como relaxante muscular esquelético. Sua utilização terapêutica é associada a distúrbios estáticos e funcionais da coluna como síndromes cervical e lombar. Também é utilizada para alívio de espasmos musculares dolorosos. A dose de utilização não deve exceder 36mg diários e o uso contraindicado a pacientes com insuficiência hepática.
Entre as reações adversas a tizanidina estão a fadiga, tontura, boca seca, diminuição da pressão arterial, náuseas e problemas gastrointestinais.