Começa o Tour de France 2021!

A mais esperada prova de ciclismo da temporada começou hoje em Brest na região da Bretanha na França. Um total de 184 ciclistas competindo por 23 equipes partiu em busca de quase 12 milhões de reais em prêmios ao final de 3.414km pela França.

Você pode conferir o Guia do Tour de France 2021 pelo Pelote Ciclismo clicando aqui e também conhecer um pouco sobre os favoritos a vitória no Tour de France 2021 clicando aqui.

Tour de France 2021 – Etapa 1 – Brest a Landerneau – 197,8km

Com uma subida de 1200m e 8.1% de inclinação média, a etapa encaixa bem tanto para ciclistas clássicos, aqueles que possuem grande força, também chamados de puncheurs como Peter Sagan e Wout Van Aert como também para ciclistas escaladores que possam imprimir uma velocidade forte desde o princípio da subida. Com todos em ótima forma e sedentos por vestir a camisa amarela a etapa promete muita disputa.

Favoritos:
Wout Van Aert, Michael Matthews e Peter Sagan.

A cidade de Brest na Bretanha recebeu pela 30ª vez uma etapa do Tour de France, contudo a cidade não sediava uma prova desde 2008. Com o advento da pandemia, a largada do Tour de 2021 prevista para Copenhague foi adiada e com a necessidade sanitária de manter a prova totalmente na França, foi escolhida a Bretanha como largada. A curiosidade da etapa é que um ciclistas ainda em atividade venceu a etapa de 2008, foi Alejandro Valverde, competindo pela Caisse d’Espagne (atual Movistar).

Alejandro Valverde vence em Brest no Tour de France 2008 | Foto Press Sport / Yzuru Yamada
Alejandro Valverde vence em Brest no Tour de France 2008 | Foto Press Sport / Yzuru Yamada

Com seis subidas categorizadas, a primeira etapa do Tour define os primeiros líderes da competição ao final da etapa conheceremos os quatro líderes:

  • Líder por tempo, que será do vencedor da etapa 1 e utilizará a camisa amarela.
  • Líder por pontos, que provavalmente será também o vencedor da etapa.
  • Rei da Montanha, aquele que acumular mais pontos ao final de cada subida.
  • Melhor Jovem até 25 anos.
  • Melhor equipe (o menor tempo  resultante da soma cos tempos dos 3 melhores ciclistas)

Além desses prêmios, será escolhido o ciclista mais combativo do dia. Cada subida de categoria 4 confere 1 ponto ao vencedor, cada subida de categoria 3 confere 2 pontos a o vencedor e 1 ponto ao segundo lugar. Assim 8 pontos é a pontuação máxima na etapa 1 dos 10 pontos disponíveis.

Etapa 1 - Tour de France 2021 | Pelote Ciclismo | Arte: A.S.O.
Etapa 1 – Tour de France 2021 | Pelote Ciclismo | Arte: A.S.O.

O Tour de France 2021 é transmitido para o Brasil nos canais ESPN e TV5 Monde. A Etapa 1 vai ao ar a partir das 9h deste sábado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Alahpilippe vence e é o primeiro camisa amarela do Tour de France!

Em dia conturbado com quedas duras no pelote, o campeão mundial Julian Alaphilippe da equipe Derceuninck Quick Step venceu a etapa de abertura do Tour de France 2021 e é o primeiro camisa amarela da tradicional prova francesa. Alaphilippe atacou a 2.300m do final para vencer em Landerneau. Em segundo […]
Julian Alaphilippe vence no Tour de France 2021 | Foto A.S.O.

Receba as novidades em seu e-mail