Em dia conturbado com quedas duras no pelote, o campeão mundial Julian Alaphilippe da equipe Derceuninck Quick Step venceu a etapa de abertura do Tour de France 2021 e é o primeiro camisa amarela da tradicional prova francesa. Alaphilippe atacou a 2.300m do final para vencer em Landerneau. Em segundo ficou Michael Matthews pela equipe Bike Exchange e em terceiro o esloveno Primoz Roglic pela Jumbo Visma.
Tour de France 2021 – Etapa 1 – 197.8km entre Brest e Landerneau
Entre os acontecimentos na etapa 1 do Tour de France estão a homenagem a Raymond Poulidor, avô de Mathieu Van der Poel que estreou no Tour e sua equipe foi autorizada pela UCI a utilizar uma camisa especial (que remete a antiga equipe Mercier de Poulidor). A cerca de 30km do final uma espectadora segurava um cartaz que dizia “Vamos vovô e vovó” misturando o francês Allez e Vovó e Vovô em alemão. O destaque a essa torcedora ocorre porque justamente o ídolo alemão Tony Martin bateu no cartaz causando uma queda generalizada no pelote a 47km do final.
Aquí imágenes de la caída multitudinaria. Una mujer con un cartón provoca la caída que a afectado a varios favoritos para la clasificación general. #TDF #TDF2021 pic.twitter.com/LzJ5sgepZh
— Dany Pro Cycling (@DanyProCycling) June 26, 2021
A queda forçou o abandono do alemão Jasha Sutterlin da equipe DSM. Diversos ciclistas ficaram para trás na queda como Wout Van Aert e Peter Sagan. Já o alemão Ide Schelling conseguiu conquistar 3 pontos de montanha, vencendo duas metas de categoria 4 e um ponto referente ao segundo lugar em uma categoria 3, conquistando a camisa de Rei da Montanha (camisa de bolinhas) na etapa.
Restando 6.5km para o final nova queda massiva no pelote desta vez levando ao chão o tetracampeão do Tour de France, Chris Froome. Enquanto isso na ponta a Deceuninck Quick Step seguia na ponta esticando o pelote. A 2km do final veio o ataque do francês Julian Alaphilippe. Atrás o pelote lutava mas o campeão mundial iria trocar de camisa!
Alaphilippe é o primeiro camisa amarela do Tour de France 2021! O australiano Michael Matthews foi o segundo colocado seguido pelo esloveno Primoz Roglic. Amanhã em Perros-Guirec, Alaphilippe largará com a camisa amarela, Matthews com a verde, Schelling com a camisa de bolinhas (Montanha) e Tadej Pogacar com a camisa branca.
Ide Schelling foi escolhido o ciclista mais combativo e largará com o numeral vermelho.
Abaixo você confere toda expectativa para a primeira etapa do Tour de France 2021: