Mauro Schmid vence a primeira da carreira, Bernal doutrina e Remco sobra!

Luiz Papillon

O suíço Mauro Schmid de 21 anos da Qhubeka Assos venceu pela primeira vez na carreira, e logo no Giro d’Italia. Remanescente da fuga, Schmid venceu o italiano Alessandro Covi da UAE no duelo um a um na chegada em Montalcino. Atrás Harm Vanoucke da Lotto Soudal completou o pódio.

Giro 2021 – Etapa 11 – Perugia a Montalcino- 162km

A etapa Montalcino foi sensacional, ,os quatro setores que totalizaram 70km de terra batida assim como a clássica Strade Bianche fizeram a diferença no Giro. Schmid estava na fuga com outros 10 ciclistas que construíram 14 minutos de vantagem sobre o pelote. No último dos quatro setores de terra batida, Schmid escapou ao acompanhar o ataque do belga Dries de Bondt e o italiano Alessandro Covi. Na última subida, De Bondt não aguentou e a definição em Montalcino ficou para disputa um a um com vitória do suíço de 21 anos.

Schmid foi contratado pela Qhubeka apenas duas semanas antes do início da disputa. Como em um conto de fadas acabou escalado para o Giro e em seu primeiro ano como profissional já colocou o nome na história como um dos 30 mais jovens a vencer uma etapa do Giro.

“Eu estava pensando sobre algo que Giacomo (Nizzolo) e Victor (Campenaerts) me disseram: segundo ou terceiro lugar? Ninguém liga pra isso, apenas vencer que conta. E essa foi minha mentalidade hoje, e no final eu tive sorte que o plano funcionou.” Mauro Schmid

Mauro Schmid vence no Giro 2021 | Pelote Ciclismo
Mauro Schmid vence no Giro 2021 | Pelote Ciclismo

 Ineos e Bernal doutrinam o pelote, Remco sobra

A prova também foi excepcional para Egan Bernal e a equipe Ineos. A estratégia da Ineos foi perfeita, com Filippo Ganna puxando e esticando o pelote pela subida do Passo del Lume Spento, a superioridade de Bernal pode ser comprovada. O colombiano respondeu muito bem ao ataque de Emanuel Buchman da Bora e acelerações de Vlasov e Hugh Carthy e esse trabalho causou uma vítima: Remco Evenepoel.

Remco sobrou na subida e sofreu pedindo ajuda para a equipe. João Almeida, o português que ainda sonhava ser o plano B da equipe pela classificação geral foi obrigado a esperar o jovem belga para ajudar Remco a minimizar as perdas. Foi um dia na Deceuninck Quick Step onde ninguém vai ganhar, vamos todos perder. E assim Remco Evenepoel perdeu mais de dois minutos para Bernal.

Egan Bernal que nasceu no MTB, inclusive com disputa de provas até no Brasil, sabe muito bem andar na terra e iniciou sua carreira na Europa competindo pela equipe italiana Androni Giocattoli. Ou seja, sentiu-se muito bem sob o sol da Toscana. Já Remco, mais novo e com pouquíssima experiência fora da estrada, sentiu o baque e concluiu a prova furioso, provavelmente consigo.

A negativa e demora de João Almeida em socorrer seu companheiro, lembrou muito das disputas entre Rubens Barrichello e Michael Schumacher na Formula 1, hoje sim, hoje não. O portuga foi literalmente posto em seu lugar, a puxada de orelha foi tão intensa que foi até cogitado que  Almeida abandonasse o Giro por desgaste.

Classificação Geral do Giro 2021

As mudanças na classificação geral do Giro 2021 ficam por conta especialmente da queda de Remco e Dan Martin (Israel StartUp Nation) e a subida de Damiano Caruso (Bahrain), Simon Yates (Bike Exchange) e Emanuel Buchmann. É bom lembrar que embora Bernal agora tenha 45 segundos de vantagem para Aleksandr Vlasov, não se pode descartar Remco (2:22) e mesmo Giulio Ciccone (2:24).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Fuga vence no Giro com Andrea Vendrame!

A fuga venceu mais uma vez no Giro 2021, desta vez com o italiano Andrea Vendrame de 26 anos da Ag2r Citroen. Vendrame bateu seu companheiro de fuga Chris Hamilton da DSM no duelo um a um. Em terceiro completou o pódio o veterano italiano Gianluca Brambilla da Trek Segafredo. […]

leia também

Receba as novidades em seu e-mail