Milano Sanremo 2021

Neste sábado acontece a 112ª Milano Sanremo! A clássica da Primavera que parte da Lombardia até a Riviera Italiana começa as 05:30h de sábado. Com quase 300km de distância, a prova deve terminar por volta das 12:30 com cerca de sete horas de disputa.

Milano Sanremo a Clássica da Primavera

La Primavera acontece desde 1907, uma das cinco provas de um dia, chamadas clássicas conhecidas por monumentos. Clique aqui para conhecer as outras quatro provas. Com um trajeto modificado em relação ao tradicional, a prova de 2021 não passa pelo Passo del Turchino, isso acontece em função da pandemia do covid-19. Algumas cidades exigiram que a prova não passasse por suas estradas e por isso o trajeto alternativo.

Rota Milano Sanremo 2021 | Arte RCS
Rota Milano Sanremo 2021 | Arte RCS

O principal desafio dos ciclistas que disputam a vitória na Milano Sanremo é poupar energia. Com poucas e duras subidas concentradas no final, basicamente a prova mostra duas alternativas de disputa, sprint ou ataques em uma das duas últimas subidas: Cipressa e Poggio di Sanremo.

A estratégia dos velocistas é poupar pernas nas subidas, contar com os gregários para neutralizar ataques e decidir no sprint. Vitórias no sprint em Sanremo consagraram nomes como Mark Cavendish e mesmo Eddy Merckx, o maior vencedor da Milano Sanremo com sete vitórias. Já vitórias precedidas de ataques consistem na estratégia de atacar ou na Cipressa ou no Poggio di Sanremo, e as vezes atacar em ambos os pontos para deixar os adversários para trás. Usualmente alguns ciclistas conseguem escapar nesses trechos e provocam uma perseguição ao final de 300km de disputa.

Para o Brasil a transmissão será pelo App Espn Play, que está programado para 05:30h enquanto a RAI Internacional deve transmitir por volta das 10h da manhã.

Vento a favor e tempo bom!

A prova que já teve disputa até com neve como em 2013, desta vez tem previsão não só de tempo bom, mas de vendo predominante a favor. Ao longo de 300km isso favorece duas situações de prova, primeiro a velocidade de prova tende a ser mais alta, favorece também os velocistas, que por ficarem mais tempo protegidos, terão mais energia no final. Além de sempre haver a remota mas divertida (para quem está no sofá) possibilidade da fuga vingar.

Uma alternativa que pode acontecer na Milano Sanremo 2021 são os ataques de longa distância. Isso se dá também pelo bom tempo e pela característica de alguns favoritos com Julian Alaphilippe e Mathieu Van der Poel que venceram clássicas atacando cedo.

Favoritos a vitória na Milano Sanremo 2021

Entre os 247 ciclistas que devem largar na Milano Sanremo 2021, sete já venceram a prova. Destaque claro para o trio que vem dominando o ciclismo desde a temporada passada: Julian Alaphilippe, Wout Van Aert e Mathieu Van der Poel.

Wout Van Aert vence Milano Sanremo 2020 | Foto RCS
Wout Van Aert vence Milano Sanremo 2020 | Foto RCS

Além do trio, alguns ciclistas clássicos podem ser considerados favoritos como Michael Matthews e Michal Kwiatkowsli. Entre os velocistas clássicos pode-se destacar Arnaud Démare, Sam Bennett, Pascal Ackermann e Caleb Ewan.

Julian Alaphilippe, Wout Van Aert e Mathieu Van der Poel.

Caleb Ewan, Sam Bennett, Arnaud Démare e Michael Matthews.

Michal Kwiatkowski, Giacomo Nizzolo e Matteo Trentin

Alguns jovens devem aparecer bem na prova. Entre eles o jovem norte-americano Quinn Simmons da Trek, o inglês Tom Piddcock pela Ineos e o espanhol Alex Aranburu pela equipe Astana Premier Tech. Algumas equipes colocaram quase um jogo triplo com três nomes, assim podemos destacar:

  • Bora – Peter Sagan, Pascal Achmermann e Maxmilian Schachmann.
  • Lotto Soudal – John Degenkolb, Caleb Ewan e Philippe Gilbert.
  • Deceuninck Quick Step – Julian Alaphilippe e Sam Bennett.
  • Ineos Grenadiers – Kwiatkowski, Pidcock e Filippo Ganna.
  • Trek – Jasper Stuyven, Vincenzo Nibali e Quinn Simmons.

Enquanto isso outras equipes vão praticamente com plano único, como Jumbo, Alpecin e Groupama FDJ. Surpresas? Acredito que Iván García Cortina pode fazer uma prova boa pela Movistar.

Peter Sagan é zebra?

Três ciclistas em especial embora sejam experientes, fortes e com histórico de vencedores não estão entre os mais cotados para vitória: Peter Sagan, Philippe Gilbert e Vincenzo Nibali.

 

O eslovaco Peter Sagan que em dez largadas esteve oito vezes entre os dez primeiros, sendo duas no pódio não é favorito! Acontece que Peter Sagan teve sua pré temporada interrompida após ser diagnosticado com covid-19, e após o isolamento começou a competir em curto tempo. Isso tem seu preço na performance e a melhor colocação de Sagan na Tirreno Adriático foi um décimo primeiro lugar. Assim é possível apostar em Sagan para um Top10, mas a vitória será uma surpresa.

Para o belga Philippe Gilbert naquela que pode ser sua última temporada como ciclista profissional, uma prova é obsessão: Milano Sanremo. E isso tem uma explicação, apenas três ciclistas na história venceram as cinco monumentos e para Gilbert falta justamente a Milano Sanremo. Aos 38 anos, sobreviver a 300km de prova e ainda escapar para vencer é uma tarefa hercúlea.

Outro veterano do ciclismo tem na Milano Sanremo uma de suas mais incríveis vitórias, falo do italiano Vincenzo Nibali. Nibali é um dos mais completos ciclistas de sua geração, sendo um dos sete ciclistas a vencer o Tour de France, o Giro d’Italia e a Vuelta a Espanha. Além disso Nibali venceu duas vezes o Giro da Lombardia e uma vez a Milano Sanremo. Aos 36 anos, Nibali não vence uma clássica desde 2018 e não vence uma etapa desde 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Jasper Stuyven vence a Milano Sanremo!

Uma chegada espetacular! O belga Jasper Stuyven pela Trek Segafredo venceu a Milano Sanremo após repetir o ataque de Vincenzo Nibali no Poggio em 2018. Caleb Ewan foi o segundo colocado pela Lotto Soudal. O belga Wout Van Aert completou o pódio. 112ª Milano Sanremo – 299km Com previsão de […]

Receba as novidades em seu e-mail