Um ataque na subida ao Poggio di Sanremo a 1km do final definiu a Milão Sanremo 2018. Vicenzo Nibali venceu a prova solo com vantagem mínima para o pelote, que quase o pegou sobre a linha. Nibali que já venceu as três grandes voltas chegou a sua terceira vitória em monumentos, tendo vencido a Il Lombardia em 2015 e 2017. Com o feito Nibali junta-se ao seleto grupo de Eddy Merckx, Felice Gimond e Bernard Hinault, os únicos a vencer as três grandes voltas e duas monumentos diferentes.
Últimos 14 quilômetros da Milão Sanremo 2018
A prova começou com chuva e muito frio, a fuga do dia teve nove guerreiros que partiram na marca dos 25km:
- Mirco Maestri e Lorenzo Rota da Bardiani,
- Guy Sagiv e Dennis Winden da Israel Cycling Academy,
- Sho Hatsuyama da Nippo,
- Charles Planet da Novo Nordisk,
- Matteo Bono da UAE,
- Evgeny Koberniak da Gazprom e
- Jacopo Mosca da Wilier.
Uma queda na zona de alimentação levou Lukasz Wizniowski à abandonar a prova, na queda Kristoff e Greipel também foram ao chão sem abandonar.
O pelote permitiu a fuga uma vantagem máxima de seis minutos, mas chegando no Passo del Turchino faltando 140km para o final a diferença já estava reduzida a casa dos dois minutos. Assim seguiram na descida para a costa da Ligúria, chamada também de Riviera Italiana, onde o tempo melhorou com sol e piso seco.
A medida que se aproximavam da subida da Cipressa o pelote foi reduzindo a diferença e começou alcançar os mais cansados da fuga, Mosca foi um dos primeiros a sobrar na marca de 37,5km para o final. Na ponta com apenas trinta segundos de vantagem seguiam Maestri, Rota, Van Winden e Bono. Na perseguição do pelote Sky, Bora e BMC foram as principais equipes a puxar o pelote.
Na aproximação da Cipressa em Chiesa, a primeira das duas subidas decisivas a fuga deu adeus as pretensões. Na parte inicial da Cipressa a Groupama FDJ foi para a ponta com Démare na terceira roda, junto dele Nibali e Impey.
A impressão nos dois primeiros quilômetros foi de que os favoritos estavam na frente para reagir à ataques. Na descida para Poggio o pelote começou a esticar mas na frente nada de ataques e assim foram até a subida do Poggio, onde Vicenzo Nibali atacou no final e seguiu solo.
Durante a descida Mark Cavendish caiu levando consigo outros pilotos.
Caída feísima de Mark Cavendish. #MSR pic.twitter.com/P6bvw1N5hq
— Alpe d’Huez B&T (@Alpe__dHuez) 17 de março de 2018
Na ponta Nibali seguia sua jornada num contra relógio para vitória, sua técnica na descida permitiu uma vantagem mínima de 10 segundos que se estenderam até sobre a linha quando venceu por alguns metros sobre o pelote ensandecido. No pelote Ewan sprintou para o segundo lugar com Démare em terceiro.
Melhores momentos da prova:
Confira os dez primeiros colocados na Milan-Sanremo: