Após a vitória de Remco Evenepoel na classificação geral no Tour da Polônia, as atenções do ciclismo ficam na recuperação de Fabio Jakobsen. Na última sexta, a equipe Deceuninck Quick Step em comunicado a imprensa informou que a recuperação do ciclista seria longa e árdua. Hoje Yves Vanmol médico da equipe Deceuninck Quick Step falou a rede de TV holandesa NOS e deu bom prognóstico.
“Devo dizer que o estado dele é muito bom, especialmente considerando a gravidade do acidente que ele teve. Como nenhum órgão vital foi afetado, obviamente esperamos pelo melhor. Ele está totalmente consciente. Nossa única preocupação é um pouco de dano estético, um pouco demais. Isso também pode se aplicar à atividade dos músculos ao redor da boca” disse Vanmol.
Jakobsen ainda não pode falar, pois durante os primeiros socorros foi submetido a uma traqueostomia. Assim toda comunicação é por mensagens de texto. E claro a primeira coisa que ele perguntou foi quando poderia correr novamente.
“Ele depende das informações que recebe de mim e dos médicos, e somos positivos em todos os sentidos. Por isso ele tem esperança de recuperação.”
Vanmol e com ele a equipe Decuninck Quick Step esperam que Jakobsen volte ao WorldTour como ciclista.
“Presumimos isso sim, mas não me atrevo a confirmar” encerrou Yves Vanmol.
No próximo final de semana, Fabio Jakobsen deve deixar o hospital em Sosnoswiec na Polônia e seguir para Holanda continuar sua reabilitação.