Circuito Mundial de Ciclismo 2019 chega ao final com Primoz Roglic e Deceuninck como vencedores

Com um total de 38 provas sendo 21 provas de um dia, 14 provas de uma semana e 3 grandes voltas o Circuito Mundial de Ciclismo 2019 chega ao final. O esloveno Primoz Roglic foi o líder absoluto do ranking com mais de 1.000 pontos de vantagem para o segundo colocado, o francês Julian Alaphilippe. Em terceiro lugar ficou o dinamarquês Jakob Flugsang, seguido pelo vencedor do Tour de France 2019, o colombiano Egan Bernal.

Ranking Individual do Circuito Mundial de Ciclismo

A temporada de Primoz Roglic foi espetacular, com vitória na classificação geral logo no Tour dos Emirados Árabes em março. Depois venceu na sequência a Tirreno Adriático e a Volta da Romanda. No Giro d’Italia, Roglic ficou na terceira posição para na Vuelta vencer a sua primeira grande volta. Já no final da temporada conquistou duas clássicas do nível europeu e foi sétimo colocado na Il Lombardia.

Em segundo lugar ficou Julian Alaphilippe. O francês da Deceuninck Quick Step começou a temporada com o vice campeonato na Vuelta a San Juan na Argentina, venceu a Strade Bianche, a Flèche Wallonne e vestiu a camisa amarela no Tour de France por nove dias. Em terceiro lugar ficou o dinamarquês Jakob Flugsang que venceu a Rota Ciclística do Sol, venceu também a Liège Bastogne Liège e o Critérium du Dauphiné.

Ranking por Equipes do Circuito Mundial de Ciclismo

Julian Alaphilippe durante o Tour de France 2019 – Captura TV

Entre as equipes a vitória ficou mais uma vez com a belga Deceuninck Quick Step, a equipe obteve 68 vitórias na temporada. A segunda colocada a Bora Hansgrohe venceu 47 provas. A Jumbo Visma mostrou resultados expressivos, neutralizando o azar que a perseguia desde o Tour de France de 2007 quando ainda com o nome de Rabobank retirou o dinamarquês por suspeita do patrocinador de estar dopado.

Ranking por Equipes Profissionais Continentais

Jesús Herrada – Vencedor da Etapa 6 da Vuelta a Espanha | Divulgação A.S.O.

Um dos mais importantes rankings da temporada envolve a segunda divisão do ciclismo profissional. A Total Direct Energie conquistou a primeira colocação e é a única equipe profissional continental que tem assegurada participação nas três grandes voltas em 2020. Como a UCI ainda não anunciou a quantidade de equipes para 2020, essa colocação é importantíssima. Aplicaram para licença na primeira divisão as equipes Cofidis e Arkea. Além delas a Israel Cycling Academy anunciou a fusão com a equipe Katusha, dependendo da homologação da UCI.

Ranking por Países Circuito Mundial de Ciclismo

Outro ranking importante é o de países, que implica diretamente nas vagas para os jogos olímpicos de Tóquio em 2020. A distribuição de vagas para o s jogos olímpicos segue a tabela abaixo por nações:

 

Assim, Bélgica, Itália, Holanda, França, Colômbia e Espanha terão vantagem de equipes maiores na prova masculina. Na prova de contra relógio individual os países até o trigésimo lugar podem enviar representantes aos jogos olímpicos. O total de vagas para a prova de estrada nos jogos olímpicos é de apenas 128 para o masculino e 65 para o feminino. Assim o ranking na data de hoje é importantíssimo para a distribuição de vagas para Tóquio. Além dos 122 por ranking, o sistema de classificação prevê duas vagas para o país sede e os dois melhores por nação dos continentes Africano, Americano e Asiático, excluindo ai os já classificados.

 

Entre as mulheres a liderança do ranking mundial ficou com a Holanda. Sendo que entre as 10 melhores do ranking, cinco são holandesas começando pela Lorena Wiebes, líder do ranking pela equipe Parkhotel, seguida por Marianna Vos e Annemiek Van Vleuten, todas holandesas. A notícia ruim para o Brasil é que a melhor colocada no ranking, Flávia Oliveira ficou na 109ª posição e no ranking individual feminino as vagas são garantidas somente até o 100º lugar. Assim o Brasil não deve ter representante nos Jogos Olímpicos de Tóquio no ciclismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

4ª Volta de Guarulhos de sexta a domingo

Com muitas mudanças devido ao jogo político contrário ao ciclismo, a 4ª Volta de Guarulhos deve acontecer de sexta a domingo. Com três etapas a direção de prova conseguiu inserir na medida do possível três desafios para os ciclistas da elite nacional disputarem. 4ª Volta Ciclística a Guarulhos A primeira […]

Receba as novidades em seu e-mail