Fuglsang coroa temporada de clássicas com a Velha Senhora

Luiz Papillon

Grande vitória de Jakob Fuglsang, a 23a da Astana na temporada! Vindo de um ataque a 15km da chegada, o dinamarquês tratou de deixar os adversários para trás a seguir solo para vitória. Mas nem tudo foram flores, olha a salvada que Flugsang conseguiu:

O dinamarquês Jakob Fuglsang de 34 anos foi o grande vencedor da Liège Bastogne Liège! O ciclista da Astana liderou um grupo restando 15km dos 256km de prova. Na marca de 11km para o final, Fuglsang ficou solo e venceu coroando sua temporada de clássicas, porém a vitória quase lhe escapou! Uma escorregada a 5km do final poderia ter lhe tirado a vitória, porém usando de habilidade extrema conseguiu manter-se na bicicleta. Davide Formolo e Maximilian Schachmann ambos da Bora completaram o pódio. Formolo sobrou do grupo de Fuglsang enquanto Schachmann venceu o sprint selecionado contra Adam Yates e Michael Woods.

 

Confira os destaques:

https://web.facebook.com/globalcyclingnetwork/videos/594853917684016/

Jakob Fuglsang com início de temporada vitorioso

O experiente ciclista já havia conquistado a Vuelta a Andalucia, uma vitória na Tirreno Adriático nessa temporada. Mas nas clássicas Fuglsang vinha batendo na porta. Foi segundo na Strade Bianche após uma disputa época contra Alaphilippe, terceiro na Amstel Golg Race após ser pego de surpresa por Mathieu Van der Poel e segundo na Flèche Wallonne. Assim foi dia de lavar a alma e vencer de forma inconteste!

“É um sentimento fantástico, estou grato que minha esposa esteja certa (sobre o pressentimento de poder vencer a LBL), e eu sempre a ouvirei de agora em diante” Jakob Fuglsang

Essa foi a vitória 23 da equipe Astana na Temporada, atrás apenas da Deceuninck, porém com um repertório mais amplo. A equipe Astana venceu não só clássicas mas provas de uma semana.

“Na última subida a equipe me deixou na posição perfeita, antes da subida eles estavam em todo lugar na maior parte do dia e nos momentos chave eles fizeram um trabalho fantástico” Jakob Fuglsang

 

Liège Bastogne Liège 2019

Em um frio intenso sob chuva a Liège Bastogne Liège teve quatro ciclistas na fuga inicial que depois tornou-se oito:

  • Julien Bernard – Trek
  • Tobias Ludvigsson – Groupama
  • Andrea Pasqualon – Wanty
  • Jéremy Maison – Arkéa
  • Lilian Calmejane – Total
  • Kevin Deltombe – Sport Vlaanderen
  • Kenny Molly e Mathijs Paasschens – Wallonie Bruxelles

O primeiro abandono sentido foi de Alejandro Valverde, alegando dores de uma queda na sexta feira o campeão mundial desistiu da prova restando 105km para o final. A fuga chegou a ter 10:30 de vantagem para o pelote que então viu a Deceuninck assumir a ponta do pelote para reduzir a diferença. Em uma prova tão longa e dura as equipes e ciclistas foram conservadores. Após eliminada a fuga, a equipe Astana passou aparecer a todo momento na frente da prova. A demonstração de força tinha razão, restando 65km para o final Yanel Kangert e Omar Fraile lançaram ataques para despedaçar o pelote. Esse ataque demandou muito esforço do pelote na perseguição, leia aqui especialmente para Deceuninck e CCC. O plano da Astana estava dando certo.

Astana foi decisiva

Na última subida da prova, a Côte de la Roche-aux-Faucons, três ciclistas partiram do pelote e lideraram com Kangert, foram Tim Wellens, Daryl Impey e Patrick Konrad. Atrás a Astana logo colocou os motocas para acelerar e neutralizar essa fuga perigosa. E ai veio o ataque de Fuglsang que foi seguido por Michael Woods e Davide Formolo.

Na marca de 11km para o final, Fuglsang ficou solo e venceu coroando sua temporada de clássicas, porém a vitória quase lhe escapou! Uma escorregada a 5km do final poderia ter lhe tirado a vitória, porém usando de habilidade extrema conseguiu manter-se na bicicleta. Davide Formolo e Maximilian Schachmann ambos da Bora completaram o pódio. Formolo sobrou do grupo de Fuglsang enquanto Schachmann venceu o sprint selecionado contra Adam Yates e Michael Woods.

Dez melhores classificados na Liège Bastogne Liège 2019

1 Jakob Fuglsang (Dinamarca) Astana Pro Team 6:37:37
2 Davide Formolo (Itália) Bora – Hansgrohe 0:00:27
3 Maximilian Schachmann (Alemanha) Bora – Hansgrohe 0:00:57
4 Adam Yates (Reino Unido) Mitchelton – Scott
5 Michael Woods (Canadá) EF Education First
6 David Gaudu (França) Groupama – FDJ
7 Mikel Landa Meana (Espanha) Movistar Team
8 Vincenzo Nibali (Itália) Bahrain – Merida 0:01:00
9 Dylan Teuns (Bélgica) Bahrain – Merida 0:01:05
10 Wout Poels (Holanda) Team Sky 0:01:26

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Tratnik começa na frente Volta a Romanda com presença de Geraint Thomas em estreia da equipe INEOS

A 73ª Volta a Romanda começou hoje com um prólogo de 3.87km na cidade de Neuchatel na Suíça. Os ciclistas percorreram um trajeto bastante técnico com alguns cotovelo e um grampo de 180º. A vitória ficou com o esloveno Jan Tratnik da Bahrain, em segundo ficou o também esloveno Primoz […]

Receba as novidades em seu e-mail