Neste domingo a Vuelta 2018 tem sua primeira etapa com alta montanha. Com 200,8km entre Talavera de La Reina e La Covatilla a etapa passa por três subidas categorizadas antes de chegar ao Alto de la Covatilla com 2000m de altitude. Será um grande teste para os favoritos e um momento para sabermos até onde vai a liderança de Kwiatkowski na Sky. Confira as subidas categorizadas:
Puerto del Pico – 15.1km 5.7%
Alto de Gredos, 4.6km 4.9%
Puerto de Peña Negra – 12.2km 4.8%
La Covatilla – 8km 7.1%
Será a chance de ver não só os favoritos a classificação geral que devem marcar-se muito mas é de se esperar ataques de jovens como Enric Mas, Richard Carapaz e Pello Bilbao. Entre os favoritos de Valverde a Pinot são apenas dois minutos e trinta com ao menos 12 ciclistas capazes de vencer. Já muito atrás na luta pela classificação geral Zakarin pela Katusha, Dan Martin pela UAE e Porte pela BMC podem tentar participar da fuga do dia. A última subida é brutal, veja o perfil:
Logo no segundo quilômetro de subida os ciclistas enfrentarão um longo trecho de até 12% de inclinação só aliviano no sétimo quilômetro de subida. Mas tenha certeza que eles não deixarão chegar agrupado ali, pois Valverde e Kwiatkowski teriam muita vantagem. Assim a pancadaria deve acontecer mesmo a partir do quilômetro 2 da subida.
Será o último dia de Rudy Molard com a camisa vermelha e provavelmente o último de Luis Angel Maté com a camisa de rei da montanha. Com certeza Molard estará na fuga amanhã possivelmente acompanhado de Pierre Rolland. Mais para o final de etapa deve ser a vez dos jovens atacarem com Dan Martin e Richie Porte mas de quem espero mesmo um ataque matador é Nairo Quintana.
O colombiano da Movistar tem se mostrado muito forte nessa Vuelta chegando até disputar o sprint em uma etapa com chegada em rampa. Assim Valverde deve ir para a marcação enquanto Quintana pode dar o bote.
Apostas:
Nairo Quintana e Simon Yates
Miguel Angel Lopez, , Ion Izaguirre e Emanuel buchmann
Enric Mas, Richard Carapaz,Rigoberto Uran
Notou quem deixei de fora na etapa? Sim, Valverde, Kwiatkowski e Kelderman! Mas entendo que esses ciclistas vão controlar danos, marcar de perto os favoritos e tentar não serem largados.