Avancini volta a fazer história e vence prova da Copa do Mundo de MTB em Andorra

Luiz Papillon

Ciclista do Shimano Sports Team dominou grande parte do short track disputado na tarde desta sexta-feira (13) e pela primeira vez o Brasil tem um vencedor na disputa do cross country da competição

São Paulo (SP) – A semana que começou histórica para o ciclista Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) acaba de se tornar ainda mais inesquecível. Após o primeiro pódio em provas de cross country da Copa do Mundo UCI de Mountain Bike, em Val di Sole (ITA), e do inédito top 2 do ranking mundial, na atualização da última terça-feira (10), Avancini mostrou outra vez que está vivendo o melhor momento de sua carreira. Na tarde desta sexta-feira (13), o ciclista do Shimano Sports Team venceu a prova de short track (XCC) da etapa de Vallnord, em Andorra, da Copa do Mundo.

“É simplesmente incrível. Tive ótima performance no short track. Estar no topo do mundo no short track é uma sensação maravilhosa. Tive as pernas muito boas nas outras disputas do XCC nas Copas do Mundo anteriores, mas acabava que eu me perdia um pouco no decorrer das provas. Por isso, conversei bastante com as pessoas da minha equipe, principalmente com o nosso manager de performance. Tínhamos um plano e conseguimos entregá-lo com sucesso. Estou muito feliz. Esta vitória é para o Brasil. Um momento realmente especial para nós”, declarou Avancini

Short track teve 8 voltas

Henrique Avancini completou as oito voltas do percurso reduzido em 19min53, apenas um segundo à frente do vice-campeão da prova, o holandês Mathieu Van Der Poel, que chegou junto do italiano Gerhard Kerschbaumer, terceiro colocado e que completou o pódio do XCC. Avancini registrou ainda a volta mais rápida da disputa: 2min22.200, apenas 0.7 mais rápido do que a melhor volta de Van der Poel. Seus companheiros de Cannondale Factory Racing Team, equipe que lidera o ranking da Copa do Mundo, terminaram no top 10: o francês Maxime Marotte foi o sétimo e o alemão Manuel Fumic, o décimo.

“Tive uma boa disputa com o Gerhard Kerschbaumer. Apesar de ser uma prova de short track, o esforço é muito similar ao do cross country olímpico. Vi que ele diminuía a distância aos poucos na metade da prova. Tentei sempre controlar os caras mais rápidos, como Van Der Poel e o Nino, aqueles que tinham potencial. Foi incrível. Minhas pernas estavam muito fortes e fui ganhando confiança a cada volta”, contou. “Na última semana consegui meu primeiro pódio em etapas da Copa do Mundo de Cross Country. Hoje não imaginava isso acontecendo. Como eu costumo dizer, eu não pedalo por mim. Eu pedalo pelo meu País e pelo meu esporte. Eu pedalo pelas coisas que eu acredito”, finalizou emocionado.

A programação para as elites do cross country segue neste domingo (15), com as disputas do cross country olímpico (XCO). As provas serão transmitidas pela Red Bull TV (http://www.redbull.tv/uci/portugues) ao vivo e com narração em português. A decisão das mulheres no XCO começará às 7h, enquanto os homens pedalam a partir das 9h30 (ambos no horário de Brasília).

Novidades Shimano

Em 2018, a Shimano fez o lançamento do tradicional grupo de ciclismo de estrada 105 R7000, totalmente remodelado: são novas tecnologias herdadas do Dura-Ace, alavancas de STI adequadas para mãos menores (de mulheres por exemplo) e freio a disco hidráulico – finalmente regulamentado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Vale destacar que o ciclismo de estrada é uma modalidade bastante praticada por atletas de MTB, como complemento aos treinos.

Também neste ano, a marca lançou o XTR M9100 e atendeu o pedido dos fãs com a configuração de 12 velocidades, trazendo muitas outras inovações. O grupo apresenta um cassete totalmente inovador com pinhões de amplo alcance de 10-45D ou 10-51D, freios com 2 ou 4 pistões, e um novo cubo com a nova tecnologia Shimano Micro Spline. Um novo projeto de configuração de freios e alavancas, que permite ao ciclista posicionar seus comandos, incluindo a alavanca de canote retrátil de selim “dropper post” XTR, em uma situação otimizada para máximo conforto e acionamento rápido.

Mais informações no site: bike.shimano.com.br
Twitter:@shimanobrasil
Fanpages no Facebook: https://www.facebook.com/ShimanomtbBrasil/
e https://www.facebook.com/ShimanoroadBrasil/

 

ZDL Sports – Gustavo Coelho / Doro Jr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

CCC compra licença da BMC

A CCC e Continuum Sports anunciaram a parceria de patrocínio da CCC por três temporadas para aquela que hoje é conhecida como BMC. A licença do circuito mundial pertence a Jim Ochowicz que chegou a um acordo de três anos com o bilionário polonês Dariusz Milek. Atualmente a operação da equipe BMC […]

Receba as novidades em seu e-mail