Andy Rihs dono da BMC falece aos 75 anos

O mundo do ciclismo sofreu a perda de um de seus maiores entusiastas, o bilionário empresário suíço Andreas “Andy”Rihs faleceu ontem por complicações em decorrência de câncer. Rihs fez fortuna com a empresa de aparelhos auditivos mais bem sucedida do mundo, a Phonak.

 

Phonak e o amargor do Doping

A relação de Rihs com o ciclismo começou no princípio dos anos 2000 com a Phonak Cycling Team. Após o envolvimento, Rihs comprou a suíça BMC e passou a fabricar bicicletas com foco em alta qualidade e sua equipe passou a correr com bicicletas BMC. O patrocínio junto a Phonak terminou em 2006 quando Floyd Landis perdeu o título do Tour de France por doping. O impacto foi tamanho na marca que a companhia passou a se chamar Sonova no ano seguinte, Rihs permaneceu como sócio da empresa com 3,6% das ações mas deixou o conselho executivo da empresa.

“Como um ciclista passional, eu sinto amargor e desapontamento que o esporte do ciclismo tenha aparentemente se tornado sinônimo de doping” 

 

BMC Racing Team e a glória de Cadel Evans no Tour de France

O que para muitos seria o fim de relações com o ciclismo profissional motivou ainda mais o empresário.

Cadel Evans e Andy Rihs em 2007

Em 2007 Rihs fundou a BMC Racing Team em sociedade com Jim Ochowicz, a equipe obteve sucesso com a vitória de Cadel Evans no Tour de France de 2011 e títulos mundiais de contra relógio por equipes em 2014 e 2015. Após a vitória no Tour de 2007, Rihs pessoalmente escalou o Mont Ventoux com sua BMC, mostrando que não a paixão pelo ciclismo não o mantinha apenas no comando da equipe. Rihs era o financiador da equipe e após o declínio de sua saúde rumores da continuidade da equipe foram espalhados no pelote. Ochowicz tem buscado fontes de patrocínio para a continuidade da equipe em 2019. No Brasil a BMC tem parceria técnica com a Soul Cycles sendo distribuída com exclusividade pelo mesmo grupo.

Bern Young Boys

Young Boys Bern(KEYSTONE/Anthony Anex)

 

Meias de Andy Rihs ao anunciar a compra do time Young Boys (KEYSTONE/Peter Klaunzer)

Além do ciclismo Rihs era apaixonado pelo futebol, sua equipe Young Boys de Berna lidera o campeonato suíço de futebol com 11 pontos de vantagem para o FC Basel com seis jogos para o fim da temporada.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Liège-Bastgone-Liège 2018

A mais antiga das Clássicas, disputada desde 1892! A monumento que fecha as clássicas de primavera e ultima das três clássicas nas Ardennes, a quarta monumento do ano chega a sua 104ª edição. Vamos falar de uma das mais deliciosas provas de se acompanhar, “La Doyenne” o bate volta a […]

Receba as novidades em seu e-mail