Battaglin da Lotto Jumbo vence 5ª etapa do Giro

Enrico Battaglin, italiano da Lotto Jumbo venceu a 5ª etapa do Giro em Santa Ninfa após atacar no quilômetro final. Giovani Visconti da Bahrein foi segundo e o português José Gonçalves em terceiro. A disputa ficou para o duro quilômetro final com ataques de Pozzovivo, Aru e Wellens.

Agrigento a Santa Ninfa 153km

O Giro d’Italia segue pela Sicília, partindo de Agrigento para Santa Ninfa. Agrigento é uma cidade no sul da Sicília que foi palco de uma das batalhas aéreas mais memoráveis da segunda guerra mundial. Quando as tropas aliadas induziram a defesa Nazista a proteger a Sardenha para então invadir a Sicília, iniciando a libertação italiana. Com perfil de prova clássica a etapa teve tres subidas categorizadas de CAT4 e duas metas intermediárias, todas nos últimos 70km de prova. A chegada a Santa Ninfa incluiu uma subida com até 12% de inclinação num trecho de 1.200m. Na largada 174 ciclistas, já que Andrea Guardini da Bardiani abandonou ontem.

A fuga do dia partiu logo no princípio da etapa e os guerreiros do dia foram:

  • Ryan Mullen – Trek
  • Laurent Didier – Trek
  • Eugert Zhupa – Willier
  • Andrea Vendrame – Androni Giacattoli

O trio faturou a meta de montanha de Santa Margherita del Belice com Mullen, Zhipa e Vendrame. Logo em seguida na meta de sprint os pontos ficaram com Vendrame, Zhupa, Mullen, Didier e mais atrás no pelote Viviani venceu a meta. A segunda subida em Partanna com 9.2km e média de 3.7% de inclinação. A fuga venceu com Mullen, Didier e Zhupa. Começaram a descer com 2’10” de vantagem sobre o pelote restando 38km para o final. O pelote começou acelerar, veio a última meta do sprint do dia e Zhupa, Mullen, Didier e Campenaerts venceram a meta. A fuga reduziu o ritmo e Vendrame assumiu a ponta com os demais esperando o pelote. Vendrame conquistou o a meta de Poggiorealle Vechia também de categoria 4 com Zhupa e Didier bem atrás. A vantagem para o pelote estava em 1’10” restando 20km para o final.

Ten Dan da Sunweb teve algum tipo de entrevero com o carro neutro da Shimano e atirou uma caramanhola no carro, certamente será advertido. Veio uma grande queda em descida bem no meio do pelote, os favoritos estavam a frente. O camisa branca Maximilian Schachmann da Bora ficou para trás e teve de trabalhar para voltar ao pelote. Na ponta Vendrame seguiu na liderança e o pelote com a Mitchelton liderando a perseguição apenas 15″ atrás. Vendrame foi neutralizado com 3,5km para o final.

Começou a subida final e as equipes posicionando os punchers e favoritos para a rampa final. Haig, Wellens e Stybar entraram no ultimo quilômetro na ponta quando começaram os ataques. Enrico Battaglin, italiano da Lotto Jumbo venceu a 5ª etapa do Giro em Santa Ninfa após atacar no quilômetro final. Giovani Visconti da Bahrein foi segundo e o português José Gonçalves em terceiro.

Confira os dez primeiros da etapa:

Na classificação geral Rohan Dennis da BMC trabalhou muito no final para manter a camisa ao menos até amanhã.

One thought on “Battaglin da Lotto Jumbo vence 5ª etapa do Giro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Dobradinha da Mitchelton com Chaves e Yates no Etna!

Esteban Chaves venceu a 6ª etapa do Giro 2018 após um ataque nos patamares inferiores da montanha. Seu companheiro de equipe Simon Yates ficou com o grupo até o trecho mais íngreme e atacou dali para fazer a dobradinha da Mitchelton Scott e assumir a Maglia Rosa. Caltanissetta – Etna […]
Simon Yates com a Maglia Rosa no Giro 2018

Receba as novidades em seu e-mail