Neste domingo 18 de agosto, acontece em Araraquara o Troféu Anésio Argenton, 5a etapa da Copa São Paulo de Ciclismo
Uma das mais tradicionais provas do calendário do ciclismo paulista, o Troféu Anésio Argenton é sempre disputado nas proximidades do aniversário da cidade de Araraquara, que em 22 de agosto completa 208 anos, e acontece em homenagem ao ciclista Anésio Argenton. A disputa acontecerá em um circuito de 5.400m montado na Avenida Manoel de Abreu.

Um evento para todos:
A largada será às 8h da manhã, com categorias para todos os níveis, do Mirim (11 anos) ao Master E (65+), sendo que os vendedores das categorias recebem bônus em dinheiro. Maiores infromações nas redes sociais da Copa São Paulo de Ciclismo no Facebook ou Instagram.
Desde 1998, o GP 22 de Outubro passou a receber o nome Troféu Anésio Argenton, em homenagem ao ciclista que na prova dos 1000m contra o cronometro (popularmente conhecida como prova do quilômetro) no velódromo conquistou a medalha de ouro nos jogos Pan-Americanos de Chicago em 1959 e o bronze em 1963 em São Paulo. A história de um dos maiores ciclistas e esportistas do Brasil pode ser vista no vídeo abaixo, chamado A volta ao Mundo de Anésio argenton:
Anésio Argenton: Uma lenda do ciclismo brasileiro
De família de imigrantes italianos, Anésio Argenton nasceu em Boa Esperança do Sul, região de Araraquara em São Paulo em 1931. Anésio Argenton mudou-se para Araraquara aos 8 anos e começou a trabalhar como entregador, usando a bicicleta como sua ferramenta de trabalho. Essa experiência despertou sua paixão pelo ciclismo, e aos 15 anos ele já estava competindo. Sua primeira vitória veio em 1947, marcando o início de uma carreira brilhante.
Anésio Argenton se tornou atleta oficial do clube dos ferroviários da Estrada de Ferro Araraquara, acumulando títulos expressivos:
- Campeão Brasileiro (1953) – prova do kilômetro contra o relógio;
- Vice-Campeão Brasileiro (1953) – prova de velocidade;
- Campeão Sul-Americano (1954) – prova de 200 metros;
- Único ciclista brasileiro nas Olimpíadas de Melbourne (1956) e Roma (1960);
- Medalha de bronze no Pan-Americano de 1963 em São Paulo.
- Medalha de Ouro no Pan-Americano de 1959 em Chicago.Após se aposentar das pistas em 1966, Anésio Argenton continuou sua trajetória no ciclismo, trabalhando em sua própria oficina até seu falecimento em 03 de outubro de 2011 aos 80 anos de idade. Seu legado permanece vivo, inspirando gerações de ciclistas.