No palco de sua maior derrota, Simon Yates ataca, vira pra cima de Carapaz e Del Toro e é campeão do Giro d’Italia 2025

Luiz Papillon
0 0
Read Time:2 Minute, 42 Second

Simon Yates foi contratado como super-gregário um ajudante de luxo, quis o destino que no palco de sua maior derrota em 2018 quando perdeu o Giro d’Italia para Chris Froome, virasse de forma épica para cima de Carapaz e Isaac del Toro para ser campeão do Giro d’Italia 2025

Simon Yates é campeão do Giro d’Italia 2025

Etapa rainha define o campeão do Giro d’Italia 2025

A organização do Giro d’Italia preparou uma etapa absolutamente brutal para encerrar a disputa pela maglia rosa do Giro d’Italia 2025. Com 205km a etapa 20 largou da pequena Verrès, uma cidade alpina que tem sua vida em torno da usina hidroelétrica. No caminho quase 100km planos e uma subida de Cat2 de 13.7km a 4.2% ajudaram a fuga do dia a ter mais de 11 minutos de vantagem para o pelote. Na marca de 160km a prova começou “de verdade” na sequência do dia a Colle delle Finestre, a “cima Coppi” (subida Coppi em homenagem a Fausto Coppi), ponto mais alto desta edição do giro.

Col delle Finestre

Enquanto Alessandro Verre e Chris Harper seguiam na ponta, o pelote se despedaçou no início do Finestre, uma subida de 18.4km a 9.2% chegando a 2.171m de altitude. A EF Easypost acelerou o pelote quebrando os gregários da UAE que pouco puderam fazer por Isaac del Toro, ainda no terço inicial de subida, Simon Yates (Visma) atacou, escapou e foi construindo uma obra de arte. Yates que em 2018 teve sua maior derrrota da carreira justamente na etapa 18 onde Chris Froome e a mítica Sky viraram para cima do britânico.

Froome Épico! Ataca 80km do final no maior ataque solo do século!

Agora em 2025 o jogo foi parecido. Wout van Aert estava na fuga e na descida do Finestre foi alcançado por Yates e passou a fazer um trabalho absurdo pelo companheiro de equipe.

Sestrière

Wout van Aert fez o seu máximo e isso não foi pouco. Quando puxou de lado esgotado, Wout van Aert deixou Simon Yates quase cinco minutos na frente do grupo Maglia Rosa, restando apenas 5km para o final da etapa. Atrás o grupo tinha grandes nomes mas poucos pensando em algum sucesso na etapa e dentro do grupo, quatro ciclistas da UAE que se reagruparam: Adam Yates, Brandon McNulty, Rafal Majka e Isaac del Toro. Mas já era tarde, com cinco minutos atrás o grupo podia acelerar mas o Giro estava perdido. Na ponta um solitário Chris Harper (Jayco AlUla) venceria a etapa, mas os olhos estavam para o vencedor do Giro d’Italia 2025: Simon Yates.

Isaac del Toro, o jovem mexicano de 21 anos deixa o Giro d’Italia 2025 com a maglia bianca, a camisa para o melhor jovem tendo vestido a camisa por 11 etapas, batendo o recorde de Fausto Coppi, só faltou a última. Lorenzo Fortunato pela Astana conquistou a Maglia Azurra de melhor escalador do Giro e Mads Pedersen pela Lidl-Trek venceu a maglia ciclamino com uma pontuação absolutamente impressionante, sem dúvidas a clasificação mais definitiva desta edição.

 

 

Classificação do Giro d’Italia 2025 – Etapa 20

Results powered by FirstCycling.com

About Post Author

Luiz Papillon

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Next Post

Critérium du Dauphiné 2025 - Pogacar, Remco, Vingegaard e Van der Poel

Uma das principais voltas de uma semana do ciclismo mundial é o Criterium du Dauphiné, uma disputa que serve de “esquenta” para o Tour de France que começa no final de junho. Tadej Pogacar, Remco Evenepoel e Jonas Vingegaardsão os principais favoritos a vitória. Confira tudo sobre o Critérium du […]

leia também