Mathieu van der Poel revela seu desejo: Ser campeão Mundial de MTB

Luiz Papillon

Ciclistas profissionais geralmente são fechados, Mathieu van der Poel não foge a regra e mostra sempre muita timidez ao falar com a imprensa. Em longa entrevista ao canal belga Sporza, Mathieu van der Poel fez um balanço de 2024, contou seus objetivos para a temporada 2025 e até que poderia encerrar a carreira disputando o MTB nos jogos olímpicos de 2026 em Los Angeles.

Seis vezes campeão mundial de cyclo-cross, campeão mundial de estrada em 2023 e campeão mundial gravel em 2024, Mathieu van der Poel completa no próximo dia 19, 30 anos de idade. E fazendo um balanço e mostrando seus desejos, Mathieu deu uma longa entrevista ao canal belga Sporza. Pelote Ciclismo destaca os principais pontos!

“Vencer o Tour de Flandres e a Paris-Roubaix vestindo a camisa de campeão mundial pode ter sido o ponto algo da minha carreira, isso é algo único.”

Mathieu contou ainda que estava pregando de fome na disputa da Ronde (Tour de Flandres): “- Tive a mesma sensação que no Mundial de Harrogate de 2019, a sensação de fome chegava e a prova não poderia durar muito mais para mim.” Em relação as provas para o calendário 2025, Mathieu revelou que o grande objetivo é conquistar o mundial, de MTB. A temporada de primavera Van der Poel deve incluir Paris-Nice ao invés da Tirreno Adriático e ter como objetivo a disputa do Tour de Flandres e a Paris Roubaix. Caso vença a Ronde, será a quarta vitória e Mathieu se tornará o maior vencedor da mais importante prova belga, mas para isso terá um adversário de peso: Tadej Pogacar.

“Será dificil vencer Pogacar, mas é um desafio que enfrentarei feliz.”

Em relação ao Tour de France, Mathieu conta que prefere disputar competições em que na maioria das vezes lute pela vitória e seus maiores objetivos em um Tour de France já foram conquistados em 2021 quando participou pela primeira vez:
“É uma competição que eu realmente não gosto. Além de tentar vencer etapas e vestir a amarela, não há muito o que conseguir no Tour.” 

Mathieu van der Poel | Reprodução VRT/Sporza

O sonho de ser campeão mundial de MTB e talvez se aposentar nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028

Se pudesse escolher, Mathieu seria campeão de MTB em 2025, claro até participar do mundial envolve a agenda de Mathieu na estrada. Outra conquista que falta a Mathieu é a medalha olímpica, lembramos que em Paris 2024, Van der Poel não obteve classificação para o MTB em especial por não ter agenda para disputa das provas de MTB que contaram pontos para a disputa. Em Los Angeles, Mathieu terá 33 anos e quase certamente será sua última olimpiadas, seria muito bom encerrar no MTB em Los Angeles. Com contrato para utilizar bicicletas Canyon até 2034, Mathieu conta que não pretende pedalar profissionalmente até os 40 anos:

“Meu contrato não exige que esses 10 anos sejam como atleta de ponta, isso pode ser concluído também como embaixador. Certamente não vou continuar correndo até os 40 anos. Acho importante parar em um ponto alto ou um ponto como o qual possa estar em paz com a carreira. As vezes você vê ciclistas correndo por muito tempo, o que mancha as conquistas que tiveram.”

Mathieu van der Poel | Reprodução VRT/Sporza

Após a aposentadoria, os planos seguem competitivos: Por exemplo, eu gostaria de participar de um Ironman, sempre serei um esportista.

Na mensagem de despedida da entrevista, Van der Poel desejou mais compreensão e positividade as pessoas, não só no esporte:

“Eu fico realmente incomodado com a falta de empatia das pessoas, não só nos esportes mas também em outras áreas. Acho que tão pouco é permitido as pessoas e tenho dificuldade com isso. As pessoas não dão margem alguma umas às outras, isso é uma pena. Espero que possamos ser um pouco mais positivos neste ano.”

 

Sobre Mathieu van der Poel

Filho e neto de ciclistas vencedores, Mathieu van der Poel é neto de Raymond Poulidor, um dos ciclistas mais amados da França e filho de Adrie van der Poel. Um ciclista clássico com quase todas as conquistas que seu estilo permitem, Van der Poel com 1.84m e 75kg Mathieu começou sua carreira no cyclo-cross onde conquistou praticamente tudo sendo considerado um dos maiores da modalidade de todos os tempos com seis títulos mundiais e 169 vitórias na elite (até a publicação deste texto). Na estrada onde detém até o momento 50 vitórias, detém seis vitórias em monumentos: 3 vitórias no Tour de Flandres, 2 Paris-Roubaix, 1 Milano-Sanremo, além do título mundial de 2023 e etapa vencida no Tour de France em 2021.

Muitos fãs do esporte perguntam se Mathieu van der Poel não poderia disputar uma grande volta para vencer. Devido ao seu estilo e peso, dificilmente Van der Poel seria pareo para classificação geral e mesmo para a classificação por pontos teria séria dificuldades, motivo pelo qual em 2024 o neerlandes disputou o Tour de France como gregário de luxo para o velocista Jasper Philipsen que venceu três etapas do Tour em 2024.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Thibau Nys é campeão belga de Cyclo-cross

Onze anos após o último título de seu pai, Thibau Nys é o campeão belga de cyclo-cross ao vencer a disputa em Zolder sob frio e neve! Campeonato Belga de Cyclocross 2025 O circuito de Heusden-Zolder recebeu a edição 2025 do campeaonato nacional belga de CX, sem economias o mais […]

leia também

Receba as novidades em seu e-mail