Copa do Mundo de Cyclo-Cross 2024-2025

Luiz Papillon

A Copa do Mundode cyclo-cross 2024-2025 começa neste domingo 24 de novembro em Antuérpia na Bélgica e vem com novidades. Atendendo ao pedido em especial de ciclistas e chefes de equipe, a temporada foi reduzida para 12 corridas, mas a organização não deixou ade lado a vontade de competir com as séries mais tradicionais.

Sem América, sem neve, e ainda a Copa do Mundo de CX segue sem as estrelas

Uma das principais reclamações das estrelas Mathieu van der Poel, Wout van Aert e Tom Pidcock tinha ecos no pelote: Viagens caras para os EUA e a neve na Itália. A organização da Copa do Mundo passa pelas mãos da Flanders Classic (mesma empresa que organiza provas de estrada como a Ronde van Vlaanderen) e pela UCI. Pela primeira vez desde 1993, a Copa do Mundo deixa de ter as provas nos EUA, essa tendência foi vista nos últimos anos com a perda da etapa de Fayeteville e agora também a prova da sede da Trek em Waterloo não será realizada. Isso se dá especialmente pelos custos de viagem, que nas equipes profissionais são pagos pelas próprias equipes (Alpecin Deceuninck, Baloise Trek Lions e Pauwels Sauzen Bingoal) enquanto nas equipes amadoras, o custo é por muitas vezes pago pelo atleta.

Assim a UCI escolheu 12 datas para a Copa do Mundo, que também começou mais tarde, no final de novembro ao invés de outubro. Esse movimento acabou por encaixotar algumas etapas da Superprestige (organizada também pela Flanders Classics) e X2O Trofee (organizada pela Golazo). Agora teremos Copa do Mundo de Cyclo-cross em quase todos os finais de semana de dezembro até o Mundial 2025 que será na França:

Copa do Mundo de Ciclocross 2024-2025

24-11-2024: bandeira Antuérpia
01-12-2024
bandeira, ou seja Dublin
08-12-2024: sinalizar Cabras – Sardenha
15-12-2024: bandeira Namur
21-12-2024: bandeira-nl Hulst
22-12-2024: bandeira Zonhoven
26-12-2024: bandeira Gavere
29 -12-2024: bandeira-fr Besançon
05-01-2025: bandeira Dendermonde
19-01-2025: bandeiras Benidorm
25-01-2025: bandeira Maasmechelen
26-01-2025: bandeira-nl Hoogerheide

Contudo, todavia, porém… As estrelas seguem com um calendário de cyclo-cross cada vez mais enxuto. Mathieu van der Poel acena com provas somente no meio de dezembro e início de janeiro para se preparar para o mundial da categoria, Wout van Aert que sofreu um seríssimo acidente, teve que escolher reduzir o calendário enquanto um pressionado Tom Pidcock teve que escolher se preparar melhor para estrada e assim justificar o salário de estrela.

Etapas Protegidas: Dublin, Oristano, Hulst e Besançon

Como em 2023 houve casos de ciclistas que optaram por não correr uma etapa da Copa do Mundo para correr provas locais, a UCI criou um ranking protegido de provas “menos importantes”. Assim a UCI agora pode recusar o registro de provas que acontecem no mesmo final de semana da Copa do Mundo, o intuito é evitar que um ciclista opte por correr uma prova mais lucrativa na Bélgica ao invés de uma longa viagem para disputa na Itália ou Irlanda por exemplo. A etapa italiana, que costumava acontecer em Val di Sole na neve, foi trocada para a Sardenha com a disputa em Oristano. A etapa na neve acabou por servir para o relatório que a UCI apresenta ao Comitê Olímpico Internacional pedindo a inclusão do cyclo-cross nos Jogos Olímpicos de Inverno, um dos requisitos é que o esporte possa ser disputado em condições de neve. Uma preocupação é a data de Besançon que mesmo com ranking protegido pode não ser interessante para alguns ciclistas devido a longa viagem de 6h de carro na semana entre o natal e o ano novo.

Copa do Mundo de Cyclo-cross: Transmissão internacional gratuita no Youtube e Facebook

Sem jeitinho, sem recorrer a modos alternativos e gratis. A transmissão da Copa do Mundo de CX acontece gratuitamente nos canais da UCI para países que onde os direitos de transmissão não foram comercializados. Assim “usualmente” o canal da UCI no Youtube e Facebook transmitem as disputas ao vivo para Elite Feminina e Elite Masculina.

Para Europa, a transmissão acontece no Eurosport enquanto para os EUA no Max e Discovery+ (que será encerrado ao final de janeiro).

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Bravinho assina com a Soudal Quick-Step Devo

O mineiro  de Nova Lima, Henrique Bravo foi anunciado neste sábado como novo atleta da equipe de desenvolvimento Soudal Quick-Step Devo Conhecido do público de MTB pelo canal no Instagram onde toda sua trajetória pode ser acomapnhada, Henrique Bravo ou “Bravinho” como é chamado desde criança é o novo talento […]

leia também

Receba as novidades em seu e-mail