A temporada 2024/25 de cyclo-cross começou quente na Bélgica. A prova que abriu a temporada foi a Be Mine Cross em Beringer ficou marcada sobretudo pela atitude antidesportiva de Eli Iserbyt para com seu ex-companheiro de equipe Ryan Kamp. A vitória foi de Lars van der Haar no masculino enquanto Fem van Empel dominou a disputa feminina.
Exact Cross Beringen – Fem van Empel domina Be Mine Cross
A neerlandesa Fem van Empel dominou a temporada 2023 e começou a nova temporada do mesmo modo. A prova começou (veja o vídeo completo logo abaixo) com Ceylin del Carmen Alvarado disparando na ponta, mas após alguns erros na segunda volta, Fem van Empel, Sara Cassola e Lucinda Brand ultrapassaram a campeã mundial de 2020. Na terceira volta, Fem van Empel já tinha uma vantagem sólida e dai em diante foi só manter o ritmo. Ceylin del Carmen Alvarado ainda se recuperou para completar em segundo lugar a disputa a frente de Lucinda Brand.
Resultados Exact Cross Be Mine Cross Beringen – Elite Feminina
Results powered by FirstCycling.com
Exact Cross Beringen – Lars van der Haar vence e Eli Iserbyt é desclassificado
O neerlandês Lars van der Haar venceu a Be Mine Cross em Beringen derrotando o belga Michael Vanthourenhout na chegada. Embora o grande destaque da prova tenha sido negativo, uma reação absurda e sem cabeça de Eli Iserbyt que descontou no equipamento do adversário Ryan Kamp após um enrosco entre ambos.
Após a primeira volta, Toon Vandebosch liderava com a perseguição em sua roda com Felipe Orts, Vanthourenhout, Niels Vandeputte e Toon Aerts. E sem um ciclista se destacar na ponta, foi então que durante a terceira volta, Eli Iserbyt e Ryan Kamp foram ao chão na quinta volta e o belga levantou rapidamente para pisar em cima de forma grossa e covarde do equipamento do adversário (veja mais abaixo). Enquanto isso Vanthourenhout escapava com Van der Haar o perseguindo. No final Van der Haar se sobressaiu e venceu com Vanthourenhout em segundo Niels Vandeputte completando o pódio.
Eli Iserbyt é desclassificado após atitude antidesportiva e sai com apenas 100 euros de multa
Durante a quinta volta, Ryan Kamp entrou por dentro em uma curva e forçou Eli Iserbyt contra as barreiras, levando ambos ao solo. Ao levantar, o campeão nacional belga reagiu violentamente e pisou no equipamento do neerlandês. Ao final Iserbyt foi desclassificado e levou uma multa de apenas 100 euros. Clique aqui para o momento exato do entrevero, que acontece aos 33min do vídeo acima.
“Ele não deveria me jogar para fora da pista, mas minha reação foi desnecessária. Foi no calor da batalha, eu perdi a cabeça após uma reação verbal de Ryan, mas foi desnecessário. Tem alguma coisa guardada faz um tempo, isso vem acontecendo desde a última temporada, cortar onde não é possível, forçar a barra… Tudo vem acontecendo desde que ele saiu da equipe e também coisas com o Michael (Vanthourenhout).” disse Iserbyt.
Ao final da prova, Ryan Kamp foi chamado para dar explicações a direção de prova, e então Iserbyt desclassificado, o neerlandês foi lacônico nos comentários, indicando que as hostilidades entre os ciclistas que já foram companheiros de equipe, não devem terminar por ai:
“O mais inteligente é não dizer nada, só coisas piores vem dai. Caímos juntos numa curva, foi só o que aconteceu, houve contato, mas isso faz parte da disputa, eu acho. Não vou mais falar disso.” encerrou Ryan Kamp.
Resultados Exact Cross Be Mine Cross Beringen – Elite Masculina
Results powered by FirstCycling.com