Vuelta 2024 larga de Portugal e tem João Almeida entre os favoritos

Luiz Papillon
0 0
Read Time:4 Minute, 0 Second

Uma corrida de bicicleta de Lisboa a Madrid por 21 dias nas belezas de Portugal e Espanha em uma disputa de 3.265km.

Apenas pela quinta vez em 79 edições a Vuelta partirá de fora da Espanha, em 1997 a grande volta espanhola partiu também de Lisboa. Serão três dias de disputa em solo Português começando em uma disputa de 12km contra o cronômetro entre Lisboa e Oeiras. No domingo a largada acontece em Cascais, um dos destinos mais procurados no verão europeu, passa pelo Alto da Batalha e sua vista exuberante de Fátima para terminar em Ourém. A terceira etapa larga de Lousa a Castelo Branco com 182km e é o primeiro teste para pernas em montanha com o Alto de Teixeira de segunda categoria.

Vuelta a España 2024 – ASO

A primeira semana de disputa entra em território espanhol na terça pela Extremadura com uma chegada em subida no Pico Villuercas a 1.549m de altitude. A disputa segue em direção a Andaluzia passando por Sevillha, mas a etapa mais dura é no domingo dia 25 com chegada em Granada após passar por três subidas de primeira categoria. O fim da primeira semana também marca o traslado para a Galícia, com a semana começando próxima a divisa de Portugal em Ponteareas, passa por uma subida duríssima na Estação de Montanha de Manzaneda e segue o caminho para Castela e Leão na dura etapa 15 com a primeira subida especial da Vuelta 2024, o Cuitu Negru com 19,5km a 5,2%. Ai “começa de verdade” a Vuelta, com uma terceira semana diabólica começando em Astúrias com a subida aos Lagos de Covadonga na etapa 16. A etapa 19 já em La Rioja termina em uma subida de 11,3km a 7,6% enquanto o Picón Blanco surge na 20ª etapa, a etapa Rainha da Vuelta em uma disputa de 7.6km a 9,2%. O campeão da Vuelta 2024 só será conhecido em Madrid após um contrarrelógio individual de 22km com muitas curvas e cotovelos em Madrid.

A Vuelta 2024 terá transmissão ao vivo pelos canais ESPN com narração e comentários em português. Começa neste sábado às 13h50 na ESPN3 e no Disney+

Favoritos a Vuelta 2024

Desde a mudança no calendário em 2005, a Vuelta passou para agosto e deixou de dividir atenção com o Giro, servindo de “plano B” para salvar uma temporada. Esse é o caso de Primoz Roglic, o esloveno da equipe Redbull tem a chance de igualar Roberto Heras como maior vencedor da Vuelta, Roglic sofreu duas quedas duríssimas na temporada, primeiro na Volta ao País Basco em abril e depois no Tour de France. É um especialista em Vuelta, mas o físico começa a pesar aos 34 anos. O atual campeão da Vuelta, Sepp Kuss precisará de muito mais para repetir o feito de 2023, desta vez não terá nem Vingegaard como supergregário nem Roglic que trocou de equipe, talvez motivado pela proteção dada a Kuss em 2023. Mas a equipe a ser batida na Vuelta é sem sombra de dúvidas a UAE que conta com a experiência de Adam Yates e a juventude de João Almeida. A dupla trabalhou e muito para Pogacar no Tour de France e agora recebe seu pagamento, quem será o líder? Na apresentação da equipe, tudo aponta para João Almeida.

João Almeida o melhor jovem do Giro d'Italia 2023
João Almeida o melhor jovem do Giro d’Italia 2023

Os favoritos não param por ai, entre os prata da casa, Carlos Rodriguez tem um forte time na Ineos enquanto o basco Mikel Landa que foi um fiel gregário de Remco Evenepoel no Tour, agora terá a liderança na Vuelta porém com um time sensivelmente mais fraco na Soudal Quick-Step. Entre os latinos Richard Carapaz é o nome da EF, onde ainda deve uma performance de alto nível. Pela Movistar, é difícil esperar algo de Enric Mas e Nairo Quintana, mas correndo em casa quem sabe. Na Lidl-Trek, Mattias Skjelmose pode aspirar um Top10 enquanto Antonio Tiberi é um favorito a camisa branca pela Bahrain.

Classificação por Pontos da Vuelta: todos contra Wout van Aert

O favoritismo extremo as vezes até atrapalha, foi o caso de Mads Pedersen no Tour de France deste ano, o dinamarquês deixou a prova mais cedo e fomos brindados com a vitória de Biniam Girmay na camisa verde. Na Vuelta o nome é Wout van Aert, o belga três vezes campeão mundial de cyclocross é favorito, mas para isso terá que lidar com ataques, fugas e ainda ajudar seu líder Sepp Kuss. Enquanto isso por fora, Jhonatan Narváez (Ineos), Aleksandr Vlasov (Redbull) e até o demissionário Oier Lazkano (Movistar) podem surpreender.

Wout van Aert | SportPix

 

About Post Author

Luiz Papillon

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Next Post

Soul Jovem levará ciclistas brasileiros para competir na Europa

Soul Jovem: com sistema de peneira para seleção, projeto vai levar jovens ciclistas brasileiros para treinar e competir na Europa A Soul Cycles selecionará 5 atletas do masculino e 5 do feminino para uma temporada competitiva na Europa com tudo pago Não é segredo para ninguém que “investir no futuro […]

leia também