A vida da fuga nunca é fácil em provas de ciclismo, mas as vezes se paga e foi isso que aconteceu na etapa 5 do Giro d’Italia com vitória do francês Benjamin Thomas pela Cofidis.
Giro d’Italia 2024 – Etapa 5 – Gênova a Lucca
Uma etapa com apenas duas subidas categorizadas e longos trechos planos, tudo certo para o script do Giro e chegada em sprint, certo? Só que dessa vez a fuga venceu. A fuga começou de verdade já depois da meta de sprint de Ceperana, com apenas 80km para a chegada. No caminho a subida de Montemagno a 20km do final. Escaparam Andrea Pietrobon (Polti) Enzo Paleni (Groupama), Michael Valgren (EF) e Benhamin Thomas (Cofidis).
Os escapados pareciam estar o tempo todo sob controle do pelote, com apenas dois minutos de vantagem, mas ainda assim após o Montemagno (3km a 4.3%) o pelote demorou a responder. Apenas a Lidl-Trek acelerou enquanto as demais equipes “colocaram a mão na parte reta do guidão” (relaxaram). Somente na marca de 10km para o final veio a reação, contudo a diferença caia lentamente e os ciclistas entraram nos 5km finais ainda com 40s de vantagem. A fuga tinha reais chances de vitória. No final, para alegria de Alberto Contador (dono da equipe Polti-Kometa), que comentava nos estúdios da RAI, Andrea Pietrobon atacou e por pouco não venceu. Em sprint quase mano a mano, o francês Benjamin Thomas bateu Michael Valgren pela vitória. O dinamarquês ficou em segundo seguido por Pietrobon que completou o pódio. Atrás no sprint do pelote, Jonathan Milan bateu o grupo pelo quinto lugar a frente de Caleb Ewan.
Classificação do Giro d’Italia 2024 após 5 etapas:
Results powered by FirstCycling.com