Van der Poel vence a Milão San Remo 2023

Luiz Papillon

Com um ataque no Poggio di Sanremo, Mathieu van der Poel vence a primeira monumento da temporada. Atrás Pippo Ganna acelerou antes e foi o segundo seguido por Wout van Aert que completou o pódio em San Remo.

Van der Poel celebra vitória na Milão-San Remo. (AFP)
Van der Poel celebra vitória na Milão-San Remo. (AFP)

“Não consigo imaginar um cenário melhor”, disse Van der Poel, de 28 anos, após a chegada. Na Cipressa, tivemos um vento contra, mas minhas pernas ainda estavam muito frescas. No Poggio, achei pequeno gap entre Tadej Pogacar e a parede depois. A maneira como estou ganhando hoje está além das expectativas, estou muito feliz com isso.” disse Mathieu van der Poel

Sobre vencer uma prova que seu avô Raymond Poulidor venceu no passado (1962):

“Não é apenas especial porque ele já venceu aqui, mas também porque é um monumento. Todo piloto quer vencer aqui um dia. Tenho focado nessa corrida desde que voltei a treinar. No Tirreno-Adriatico as coisas não correram como o esperado. Precisei de dias de corrida para atingir meu melhor nível e esse foi meu melhor nível.”

Milão San Remo a Clássica da Primavera

La Primavera acontece desde 1907, uma das cinco provas de um dia, chamadas clássicas conhecidas por monumentos. Clique aqui para conhecer as outras quatro provas. Após uma prova modificada em 2021 por algumas cidades não permitirem a passagem do comboio devido ao grande público que a prova atrai e o receio da Covid-19. A edição 2022 retoma o trajeto clássico.

Milão San Remo 2022 | Arte RCS
Milão San Remo 2022 | Arte RCS

O principal desafio dos ciclistas que disputam a vitória na Milano Sanremo é poupar energia. Com poucas e duras subidas concentradas no final, basicamente a prova mostra duas alternativas de disputa, sprint ou ataques em uma das duas últimas subidas: Cipressa e Poggio di Sanremo.

A estratégia dos velocistas é poupar pernas nas subidas, contar com os gregários para neutralizar ataques e decidir no sprint. Vitórias no sprint em Sanremo consagraram nomes como Mark Cavendish e mesmo Eddy Merckx, o maior vencedor da Milano Sanremo com sete vitórias. Já vitórias precedidas de ataques consistem na estratégia de atacar ou na Cipressa ou no Poggio di Sanremo, e as vezes atacar em ambos os pontos para deixar os adversários para trás. Usualmente alguns ciclistas conseguem escapar nesses trechos e provocam uma perseguição ao final de quase 300km de disputa.

Para o Brasil a transmissão será pelo App GCN+, que está programado para 05:30h enquanto a RAI Internacional deve transmitir por volta das 10h da manhã.

Vento a favor e tempo bom!

A prova que já teve disputa até com neve como em 2013, desta vez tem previsão não só de tempo bom, mas de vendo predominante a favor. Ao longo de 300km isso favorece duas situações de prova, primeiro a velocidade de prova tende a ser mais alta, favorece também os velocistas, que por ficarem mais tempo protegidos, terão mais energia no final. Além de sempre haver a remota mas divertida (para quem está no sofá) possibilidade da fuga vingar.

Uma alternativa que pode acontecer na Milano Sanremo 2023 são os ataques de longa distância. Isso se dá também pelo bom tempo e pela característica de alguns favoritos com Tadej Pogacar e Wout van Aert que venceram clássicas neste ano atacando cedo.

300k de maratona na Milão San Remo

A longa distância da Milão San Remo é sua grande marca. Claro que ao longo dos anos com a adição do rádio, a prova ficou muito mais sob controle dos diretores esportivos. Assim até a subida da Cipressa na marca de 270km quase nada acontece. O primeiro ataque de 2023 veio com o alemão Nils Politt (Bora Hansgrohe) e logo neutralizado. Tudo ficou para a subida do Poggio di Sanremo. A UAE puxou o pelote e quebrou o grupo, então foi a vez de Mathieu van der Poel atacar e abrir alguns segundos da perseguição que tinha Wout van Aert, Filippo Ganna e Tadej Pogacar. O trio precisou se revesar para tentar impedir Van der Poel.

 

 

Classificação Milão San Remo 2023

Results powered by FirstCycling.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Gent-Wevelgem 2023 - Show da Jumbo Visma

No jogo de equipe, Wout van Aert deixa a vitória para o francês Christophe Laporte em dia de ataque de 50km nos Flandres Belga. Gent-Wevelgem a corrida através dos campos de Flandres Desde 2014 a clássica Gent-Wevelgem recebe o sobrenonme “In Flanders Fields” (nos Campos de Flandres). A região dos […]

Receba as novidades em seu e-mail