Milan Menten vence Le Samyn 2023

Luiz Papillon

O belga Milan Menten da Lotto Dstny venceu em sprint a Le Samyn, primeira clássica na região da Valônia em 2023. A Soudal Quick Step segue zerada e viu seu principal velocistas abandonar a prova.

Milan Menten vence sprint na Le Samyn 2023 | Foto

Le Samyn

A Le Samyn é a clássica que abre a temporada na Valônia, uma das três regiões belgas junto com os Flandres e Bruxelas que é a capital. Inicialmente chamava-se GP Fayt-le-Franc e foi vencida pelo jovem francês chamado José Samyn. Samyn havia vencido uma etapa do Tour em 1968 além do Gp Denain e uma etapa da Paris-Nice. Em 1969 juntou-se a forte equipe Bic que tinha Jacques Anquetil e Johny Schleck (pai de Andy e Franck).

Samyn morreu aos 23 anos após um acidente em que bateu em um espectador em um acidente onde ficou três dias hospitalizado e não resistiu. A organização do GP Fayt-le-Franc resolveu homenagear o primeiro vencedor chamando a prova no ano seguinte de GP José Samyn e com o tempo tornou-se Le Samyn.

Voluntários que participam do GP Le Samyn e a direita Jose Samyn | Foto Arquivo Le Samyn
Voluntários que participam do GP Le Samyn e a direita Jose Samyn | Foto Arquivo Le Samyn

Com vinte trechos de paralelepípedos e subidas curtas e duras a expectativa é por um sprint com Fabio Jakobsen (Soudal Quick Step) ou Hugo Hofstetter (Arkéa), mas não seria surpresa se um grupeto com nomes como Jasper Stuyven (Trek) ou Taco van der Hoorn se destacar. Realizada também na versão feminina desde 2012, a Le Samyn des Dames tem na equipe UAE ADQ o conjunto mais forte com Chiara Consonni e Marta Bastianelli.

Pesadelo continua na Soudal Quick-Step

Uma fuga de sete ciclistas foi pega a 50km do final e a prova ficou intensa até o campeão europeu Fabio Jakobsen cair e começar o pesadelo da Soudal Quick Step. Apesar de nova fuga com seis belgas entre eles Jasper Stuyven e Victor Campenaerts, o sexteto foi capturado pelo pelote a 6km do final.

Queda a 300m do final na Le Samyn 2023

Já na aproximação do sprint, Dries De Bondt (Alpecin Deceuninck) e Kasper Asgreen (Soudal Quick Step) caíram. No sprint Milan Menten da Lotto Dstny venceu com o francês Hugo Hofstetter (Arkéa) em segundo e  o belga Edward Theuns em terceiro pela Trek.

Classificação da Le Samyn 2023

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Strade Bianche, a clássica na Toscana que tem status de monumento

Neste sábado acontece a 17ª Strade Bianche, prova que mistura as belíssimas paisagens da Toscana com uma dificuldade única para os melhores ciclistas do mundo tentarem triunfar na Piazza del Campo Siena. Strade Bianche – A nova monumento? Cada uma das cinco monumentos do ciclismo tem seu porquê de ser. […]
Mathieu Van der Poel vence Strade Bianche 2021 | Foto RCS

Receba as novidades em seu e-mail