Em um contra-ataque fulminante Tadej Pogacar venceu a segunda etapa consecutiva no Tour de France! Pogacar respondeu ao ataque de Jonas Vingegaard e venceu sobre a linha em La Super Planche des Belels Filles. Primoz Roglic completou em terceiro.
Com o resultado Pogacar segue líder do Tour de France agora com 35 segundos de vantagem sobre Jonas Vingegaard e 1min10 sobre Geraint Thomas.
Tour de France 2022 – Etapa 7 – Tombline a La Super Planche des Belles Filles – 176.3km
A primeira etapa com chegada ao alto do Tour de France 2022 começou em Tombline próximo a Nancy no nordeste francês. Com três subidas categorizadas o grande destaque seria a chegada em La Super Planche des Belles Filles. Cabe uma pequena explicação aqui, nos outros anos que o Tour de France chegou na estação de esqui, a subida terminou um pouco antes, assim em 2019 foi acrescido um trecho brutal em cascalho com até 24% de inclinação e por isso recebeu o nome “Super”.
Polêmica sobre a etapa de ontem: Bettiol trabalhou para Pogacar
O vencedor do Tour de Flandres, Alberto Bettiol foi duramente criticado sobretudo pelos norte-americanos. O motivo foi que o italiano acabou ajudando Pogacar na disputa pela vitória na etapa seis, e isso evitou que sua equipe conquistasse a camisa amarela de líder com o estadunidense Neilson Powless.
“Não posso imaginar por um segundo que fosse uma ordem de equipe” disse Johan Bruyneel (diretor da USPS na época de Lance Armstrong), já o ciclista que venceu sete vezes o Tour de France e teve seus títulos retirados por assumir o doping emendou: “Ei Johan, acho que ele estaria no primeiro avião”.
Fuga se estabeleceu e seguiu firme até a última subida
A fuga do dia começou com onze ciclistas e foi sendo reduzida até na subida final com menos de 1:30 de vantagem seis ciclistas estarem a frente:
- Lennard Kamna (Bora)
- Max Schachmann (Bora)
- Simon Geschke (Cofidis)
- Dylan Teuns (Bahrain)
- Luke Durbridge (Bike Exchange)
- Cyril Barthe
Após passarem a marca de 7km para o final, Simon Geschke atacou enquanto atrás apenas Kamna e Teuns conseguiam segui-lo. Um pouco adiante o alemão Lennard Kamna atacou e seguiu solo. Entre os favoritos o primeiro a se destacar foi Aleksandr Vlasov da Bora mas logo foi neutralizado. No grupo do líder, a UAE seguia liderando enquanto todos olhavam para Pogacar. E a 700m do final entrando no setor de cascalho, Pogacar assumiu a ponta do grupo. Na frente Kamna perdia muito tempo para os líderes e foi alcançado nos 150m finais. Jonas Vingegaard lançou um ataque muito forte mas Pogacar reagiu uma, duas vezes para sobre a linha vencer a etapa.
Classificação do Tour de France 2022
Results powered by FirstCycling.com