Dia da fuga no Dauphiné teve primeira vitória no WorldTour de Valentin Ferron. O francês de 24 anos da Total Energies atacou a 800m do final para vencer seus companheiros de fuga. Atrás completando um pódio totalmente francês estavam Pierre Rolland e Warren Barguil. Pela classificação geral, Wout van Aert manteve a camisa de líder.
É enorme! E é o resultado de muito trabalho. Todos os dias você espera vencer, mas você precisa curtir uma vitória WorldTour pois não haverão muitas em uma carreira. É uma conquista, uma grande satisfação na minha carreira esportiva. Foi uma grande fuga, com companheiros fortes na frente. Eu não era o mais veloz então eu decidi atacar e isso funcionou. É grandioso, é um sentimento especial vencer aqui. disse Valentin Ferron
Criterium du Dauphiné 2022 – Etapa 6 – Rives a Gap – 196.5km
A etapa de hoje partiu da Vila de Rives, uma cidade metalurgica entre Grenoble e Lion com destino a Gap, a principal cidade no sul dos Alpes que é sede de grandes empresas e ponto de partida para os principais ressortes nos Alpes. Com quatro subidas categorizadas, prometia ser muito intensa entre a fuga e o pelote com os favoritos medindo forças em uma subida não categorizada próximo ao final. Antes da largada, tivemos a notícia do abandono do jovem espanhol Juan Ayuso que estava em oitavo lugar na classificação geral. Ayuso teve gastroenterite e febre, apesar de testar negativo para covid-19, o médico da equipe UAE optou por dar tempo de repouso para melhor recuperação. Michal Kwiatkowski da Ineos também não largou com dores no joelho.
A fuga do dia teve sete ciclistas, e conseguiram obter cerca de quatro minutos de vantagem para o pelote:
- Geoffrey Bouchard – Ag2r
- Bruno Armirail – Groupama FDJ
- Andrea Bagioli – Quick-Step
- Victor Lafay – Cofidis
- Valentin Ferron – Total Energies
- Warren Barguil – Arkea Samsic
- Pierre Rolland – B&B Hotels
O pelote acabou por não conseguir neutralizar a fuga o que permitiu ao grupo chegar no quilômetro final com boa vantagem. O francês Vanetin Ferron atacou e venceu por margem mínima sobre Pierre Rolland e Warren Barguil, formando um pódio todo francês. Atrás com tranquilidade Wout van Aert terminou em décimo segundo mantendo a camisa de líder.
Juan Sebastian Molano desclassificado
O colombiano Juan Sebastian Molano foi desclassificado do Critérium du Dauphiné por conduta antidesportiva. O ciclista desferiu socos contra Hugo Page da equipe Intermarché. Confira aqui o vídeo do ocorrido.
Classificação do Critérium du Dauphiné 2022
Results powered by FirstCycling.com