18 meses após tragédia, Alex Zanardi volta para casa

Luiz Papillon

Praticamente um ano e meio após sofrer um trauma cerebral em um acidente de paraciclo, o multi-campeão olímpico e ex-piloto de F1 e Indy, Alex Zanardi retornou para casa.

Alex Zanardi | Foto BMW
Alex Zanardi | Foto BMW

“A recuperação continua e será um longo processo. O programa de reabilitação será conduzido por médicos, fisioterapeutas, neuropsicólogos e fonoaudiólogos. Sem dúvida haverão recaídas, as vezes você precisa dar dois passos atrás para então dar um adiante. Mas Alex prova novamente e novamente que ele realmente é um lutador” disse Daniella Zanardi, esposa de Alex.

Durante o período em que ficou hospitalizado e em decorrência da gravidade das lesões em paralelo a pandemia do coronavírus, Alex apenas recebeu a visita de sua esposa, filho e mãe. No comunicado que a BMW enviou a imprensa, Daniela ressalta que agora no ambiente familiar que Alex Zanardi conhece, as coisas podem retornar um pouco a normalidade.

Apesar das notícias animadoras, a possiblidade de recuperação total de Zanardi ainda é uma incógnita. Ao final Daniella agradeceu ao suporte de fãs, médicos e especialmente ao grupo BMW que esteve o tempo todo ao lado da família e de Alex Zanardi.

Zanardi se acidentou em junho de 2019

Alex Zanardi foi atropelado por um veículo na província de Siena na Itália. O ciclista conduzia seu para-triciclo quando perdeu o controle e chocou-se contra uma carreta que trafegava no sentido contrário.

Zanardi participava de uma das etapas do desafio Obiettivo Tricolore, um revezamento que reúne atletas paralímpicos em seus triciclos. O trajeto de revezamento do dia previa uma viagem em direção a Montalcino com o ex-ciclista Daniele Bennati. Zanardi passava por um trecho sinuoso da estrada que liga Pienza a San Quirico e talvez por um buraco na pista, teria derrapado deslizando para a pista contrária. Zanardi teria batido em um caminhão antes de parar sob um carro.

Os atletas que estavam com Zanardi acionaram o serviço de emergência com policiais e bombeiros efetuando os primeiros socorros, ao final de 25 minutos Zanardi foi transferido de helicóptero para o hospital de Santa Maria Le Scotte em Siena. Conforme relato do ciclista paralímpico Alessandro Cresti, Zanardi manteve a consciência durante todo socorro.

Obiettivo Tricolore – Uma viagem de 28 dias pela Itália

Zanardi foi o idealizador do Obiettivo Tricolore (Objetivo Tricolor), um revezamento de 28 dias pela itália com objetivo de passar a mensagem de renascimento após a pandemia do coronavírus. Nos primeiros dias de viagem, Zanardi visitou hospitais e contou com diversos atletas em sua companhia. Para o dia de hoje estava programada a presença do ciclista italiano Daniele Bennati.

Alex Zanardi | Foto Federação Italiana de Ciclismo
Alex Zanardi | Foto Federação Italiana de Ciclismo

Alex Zanardi, superou tragédia no automobilismo

Alex Zanardi competiu na Formula 1 e na Cart sendo bicampeão da categoria em 1997 e 1998. Após uma temporada da F1 em 1999, Zanardi competiu mais uma temporada na Cart quando sofreu um acidente onde perdeu as duas pernas. Após a recuperação passou a dedicar-se ao paraciclismo, obtendo 10 títulos mundiais e 4 medalhas de ouro paraolímpicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Jan Ullrich hospitalizado após recaída!

Vencedor do tour de France de 1997, da Vuelta 1999 e da medalha de ouro olímpica em 2000 o alemão Jan Ullrich foi hospitalizado no México. Ullrich comemorou o aniversário em Cuba e teria abusado de álcool. Rival e incentivador da luta de Ullrich contra a dependência, Lance Armstrong o […]

Receba as novidades em seu e-mail