Com duas subidas fora de categoria, Tadej Pogacar venceu a etapa 18 do Tour de France com uma autoridade de bicampeão. Agora com 5:45 de vantagem para o dinamarquês Jonas Vingegaard, Pogacar só perde o Tour com uma queda muito grande. A performance de Pogacar é tamanha que ele detém agora a camisa de rei da montanha e a de jovem até 25 anos além da camisa amarela.
Tour de France 2021 – Pau a Luz Ardiden – 129,7km
Na última etapa com disputa de montanha no Tour de France 2021 a expectativa era de muita luta. A largada foi de Pau, cidade natal de Nicolas Portal, diretor esportivo da equipe Ineos que faleceu repentinamente ano passado, por isso muitas homenagens a ele. No trajeto duas subidas de categoria especial o Col du Tourmalet e a subida para Luz Ardiden.
Após a fuga do dia ser formada por Alaphilippe, Mohoric, Pierre Rolland e Juul-Jensen Christopher o pelote manteveo quarteto sob rédeas curtas. Alaphilippe venceu a meta intermediária e a fuga foi alcançada nos primeiros quilômetros de escalada ao Tourmalet.
No topo do Tourmalet Pierre Latour (Total) conquistou o prêmio Jacques Goddet, de €5.000 (R$30.000) ao vencer a montanha. Jacques Goddet foi o segundo diretor do Tour de France após Henri Desgrange e grande responsável pela internacionalização da prova. Em sua homenagem há um busto no local.
Na escalada final, muitos ataques foram neutralizados até que a 3km do final o esloveno Tadej Pogacar fez um ataque duro e foi demolindo o pelote até novamente no final dar aquela olhada para o lado, sorrir e mais uma vez atacar para não ser alcançado. Tadej Pogacar chegou a sua segunda vitória consecutiva, 11ª na temporada e 6ª vitória no Tour de France.
Agora Pogacar está muito, muito próximo de confirmar o bicampeonato e para não deixar dúvidas, Pogacar leva também a camisa de Rei da Montanha do Tour e a de melhor jovem até 25 anos.