O suíço Gino Mader da equipe Bahrain Victoriuous venceu a última etapa do Tour de Suisse em Andermatt. O canadense Michael Woods da equipe Israel Start-Up Nation foi o segundo colocado. Atrás no grupo de favoritos, foi o terceiro completando o pódio pela equipe.
Na classificação geral, o equatoriano Richard Carapaz confirmou o título do Tour de Suisse 2021, seu primeiro pela equipe Ineos Grenadiers, que defende desde 2019.
Tour de Suisse 2021 – Etapa 8 – Andermatt – 159,5km
A última etapa do Tour de Suisse 2021 foi uma volta ao redor de Andermatt, local da chegada da etapa 7. Com três duras subidas, a Oberalpass logo no começo e depois Lukmianierpass e finalmente o Passo de San Gotardo. A fuga do dia não teve muito espaço e todas tentativas de escapadas foram prontamente neutralizadas por um pelote combativo. O motivo era o passo forte imprimido pela Ineos afim de garantir a vitória na classificação geral para Richard Carapaz.
O ataque vencedor aconteceu no final do Passo de San Gotardo, quando Michael Woods cruzou na ponta conquistando a camisa de rei da montanha seguido por Gino Mader. Após a longa descida para Andermatt em altíssima velocidade, a dupla entrou junta em Andermatt no último quilômetro.
Pouco atrás no grupo dos favoritos, Fuglsang atacou buscando confirmar o terceiro lugar, enquanto Rigoberto Uran completou n sétima posição sem ganhar tempo em relação a Richard Carapaz. Assim o equatoriano Richard Carapaz venceu o Tour de Suisse 2021 pela equipe Ineos Grenadiers.