Recordista, ciclista e comunista, Robert Marchand faleceu aos 109 anos de idade.

Luiz Papillon
Você com certeza já viu o vídeo do centenário Robert Marchand quebrando o recorde da hora (maior distância percorrida em uma bicicleta durante uma hora). O pequenino francês nos deixou hoje aos 109 anos de idade. Muitos dirão que Marchand morreu dormindo, para nós ele seguiu sonhando, na eternidade.

Uma criança em meio a primeira guerra mundial

Robert Marchand nasceu em Amiens no norte da França em 1911, a cidade ficava na linha de frente da primeira grande guerra e por isso seus primeiros anos de idade foram muito infelizes. A família conseguiu abrigo para Robert em uma fazenda em Bourbon-L’Archambault, onde foi obrigado a trabalhar apesar da tenra idade. Após a guerra voltou a viver com os pais. No ano de 1923 mudou-se com sua família para Mitry-Mory em Ile de France, um subúrbio na metrópole de Paris.
A vida esportiva de Robert Marchand começou no boxe, passou pela ginástica onde participou da equipe campeã francesa em 1933. Com a primeira bicicleta, Marchand também passou a disputar provas de ciclismo e venceu a primeira prova aos 14 anos, correndo com um nome falso, pois era necessário 15 anos para poder participar da prova. O tamanho pequeno acabou impedindo na época que chegasse ao ciclismo profissional e Marchand peregrinou por profissões.
Robert Marchand fez parte da equipe francesa campeã de ginástica em 1933 | Arquivo Pessoal
Robert Marchand fez parte da equipe francesa campeã de ginástica em 1933 | Arquivo Pessoal
Foi Bombeiro em Paris, mudou-se para Venezuela onde foi desde criador de frango a plantador de cana-de-açúcar. Voltou para França em 1953, depois foi para o Canadá ser lenhador em 1957. De volta a frança em 1960, Robert trabalhou com jardineiro, vendedor de calçados e comerciante de vinhos, vindo se aposentar somente aos 89 anos.

O ciclismo e os exclusivos recordes para maiores de 100 anos

O reencontro com o ciclismo aconteceu aos 67 anos de idade, pedalando versões amadoras de provas como a Bordeaux-Paris (em oito edições) e Paris-Roubaix. Em fevereiro de 2012, Marchand estabeleceu o recorde de 24,1km em uma hora na categoria Masters com mais de 100 anos. No mesmo ano, Robert marcou 4h 17min e 27s para os 100km em Lyon, também em sua categoria.  No ano de 2014 aos 102 anos de idade, percorreu 26.927km em uma hora no velódromo Saint-Quentin-en-Yvelines, estabelecendo nova marca para “maiores de 100 anos”.
Robert Marchand, ao centro com outros participantes de roteiros organizados por «L’Humanité» Paris em setembro de 1995. DR
O último recorde de Marchand foi conquistado com uma bicicleta original para a categoria “Masters 105 anos ou mais” em 2017 com 22.547km em uma hora no velódromo de Saint-Quentin-en-Yvelines. Aos 106 anos de idade, Marchand se retirou por recomendação médica das disputas por recordes, mas seguiu pedalando.
Saint-Quentin-en-Yvelines (Yvelines), em janeiro de 2017. Robert Marchand estabeleceu o recorde mundial de horas de ciclismo na categoria de ... mais de 105 anos. LP / Arnaud Dumontier
Saint-Quentin-en-Yvelines (Yvelines), em janeiro de 2017. Robert Marchand estabeleceu o recorde mundial de horas de ciclismo na categoria de … mais de 105 anos. LP / Arnaud Dumontier
Durante o ano de 2020, Marchand estava sentindo-se fraco e após algumas quedas, os médicos entenderam que precisava de cuidados especiais, assim Robert passou a residir em uma casa de repouso, também em Mitry-Mory. Em seu aniversário de 109 anos o amigo e presidente da Ardéchoise, Gérard Mistler contou:
Robert está muito saudável, com muito boa saúde, mas está muito fraco, perdeu cerca de dez quilos apenas no primeiro lockdown. Ele não pode fazer compras e precisa comer o que lhe é oferecido, o que lhe tirou o apetite. Ele sofreu várias quedas em casa e por isso seus parentes decidiram coloca-lo em Ehpad.” Gérard Mistler

As convicções políticas nunca abandonaram Robert Marchand

A cidade onde Marchand reside possui uma história própria com o comunismo francês, sendo administrada pelo Partido Comunista desde 1925 (com exceção a nomeação durante a segunda guerra mundial). Militante do partido comunista francês, Marchand entrou para o partido comunista francês em 1962.
“Eu criei minha opinião lendo as tendências politicas nos jornais. Foi o Partido Comunista que, a meuver, melhor defendeu a classe trabalhadora e leva meus valores.”
Marchand sempre que pode, participou de provas e eventos organizadas pelo diário francês L’Humanité, um jornal de orientação socialista. Como comerciante de vinhos, Marchand esteve em Moscou a beira do colapso do regime soviético em 1992:
“O regime comunista estava desmoronando, tudo e mais alguma coisa estava a venda a preços ridículos. Assim compramos quarenta garrafas de vodka e duzentos litros de gasolina no mercado negro.”

Bielo-Rússia, 1989. Robert Marchand (a frente, ajoelhado no chão) já pedalou pela Europa várias vezes. Aqui durante a cicloviagem Paris – Minsk. | Arquivo Pessoal
Bielo-Rússia, 1989. Robert Marchand (a frente, ajoelhado no chão) já pedalou pela Europa várias vezes. Aqui durante a cicloviagem Paris – Minsk. | Arquivo Pessoal

Falamos muito sobre seu físico, mas Robert sempre possuiu uma grande autonomia intelectual, ressalta o Arlain Gautheron, ex-presidente do Clube Cyclos Mitryens. Isso sem dúvida é explicado por sua vida dura e pelos trabalhadores que conheceu. Ele foi alguém que lia muito, especialmente livros de história.

Militância também em campanhas politicas

Desde os anos 60 ele participava de campanhas eleitorais, colava cartazes. Robert não era um orador nem a pessoa que se apresentava, mas se expressava com muito humor. Durante uma prova, soube que o estagiário do jornal L’Humanite era colombiano, e acabou por exigir uma posição favorável as FARC da redação.

 Em em 2009, Marchand foi condecorado com a medalha de ouro de Juventude e Esportes e recusou que a ministra dos esportes da UMP (Partido de centro-direita) entregasse a medalha:
– Pedi que fosse Corinne Dupont, prefeita comunista de Mitry-Mory que entregasse o prêmio.

Mitry-Mory, 26 de novembro de 2020. Robert Marchand comemorou seus 109 anos no asilo Acacias, onde mora desde setembro passado. Ele recebeu de presente a primeira página de "L’Humanité" de 26 de novembro de 1911, dia de seu nascimento. Arquivo Pessoal
Mitry-Mory, 26 de novembro de 2020. Robert Marchand comemorou seus 109 anos no asilo L’Ehpad, onde mora desde setembro passado. Ele recebeu de presente a primeira página de “L’Humanité” de 26 de novembro de 1911, dia de seu nascimento. Arquivo Pessoal

Durante a pandemia, Marchand completou 109 anos de idade e foi presenteado com a primeira página do jornal L’Humanité, publicada no dia de seu nascimento, em 1911.

Marchand faleceu em 22 de maio de 2021 aos 109 anos na casa de repouso onde vivia em Mitry-Mory na região metropolitana de Paris.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Lorenzo Fortunato vence no Zoncolan!

Alegria na equipe ProTeam Eolo-kometa que foi convidada para o Giro 2021. O italiano Lorenzo Fortunato de 25 anos venceu a etapa 14 do Giro no monte Zoncolan. Lorenzo estava na fuga do dia e sobreviveu a duríssima escalada. Nos 2km finais deixou seu companheiro de fuga Jan Tratnik para […]

Receba as novidades em seu e-mail