O francês Victor Laday de 25 anos venceu pela primeira vez uma corrida profissional no Giro 2021! Lafay esteve na fuga do dia e atacou restando 2.6km para o final. Em segundo ficou o italiano Francesco Gavazzi e em terceiro o alemão Nikias Arndt.

Giro 2021 – Etapa 8 – Foggia a Guardia Sanframondi – 181km
O Giro 2021 definitivamente entrou pelo sul italiano chegando a região de Campânia, onde Nápoles é a principal cidade. O pelote largou de Foggia para logo nos primeiros quilômetros ter a notícia do abandono de Caleb Ewan.
Abandono de Caleb Ewan
Oficialmente Ewan abandonou devido a dores no joelho, mas já se comentava antes do início do Giro a possibilidade do australiano da Lotto Soudal abandonar a disputa para se preparar para o Tour de France. Vencedor da etapa de ontem, Ewan vestiu pela primeira vez hoje uma camisa de líder em grandes voltas.

Fuga com grande vantagem
Com um início intenso, a fuga teve nove ciclistas que sem ameaçar a classificação geral abriram grande vantagem para o pelote. Apesar da disputa de meta de montanha, a camisa de rei da montanha seguiu com Gino Mader. A chegada em subida de quarta categoria com 3.1km a 6.5% de inclinação seria decisiva para a vitória na etapa.
Durante a escalada final, Francesco Gavazzi (Eolo-Kometa) atacou e logo foi perseguido por Victor Lafay. Lafay tentou uma, duas vezes até que deixou Gavazzi para trás e seguiu solo para vitória. O alemão Nikias Arndt completou o pódio pela equipe DSM.
A vitória de hoje foi a primeira da equipe Cofidis no nível WorldTour em 2021.
Classificação Geral, Valter Attila segue líder
Com o pelote chegando compacto, a classificação geral não sofreu alterações com Valter Attila (Groupama FDJ) segurando a maglia rosa por mais um dia. Gino Mader (Bahrain Victorious) segue como rei da montanha enquanto a camisa ciclamino de líder por pontos fica agora com o belga Tim Merlier da equipe Alpecin Fenix.