Pogacar vence pela terceira vez e Roglic é virtual campeão da Vuelta

Luiz Papillon

Após atacar a 40km do final, o esloveno Tadej Pogacar venceu a meta de montanha e seguiu sozinho para vencer pela terceira vez na Vuelta 2019. Atrás Primoz Roglic foi conservador e completou a prova na quinta posição conquistando virtualmente o título da Vuelta 2019. Em segundo ficou o campeão mundial Alejandro Valverde e em terceiro o polonês Rafal Majka.

A festa é toda eslovena, o país vizinho da Itália e Hungria com apenas 2 milhões de habitantes tem em Primoz Roglic de 29 anos seu primeiro vencedor de grande volta. Para completar a festa, o jovem Tadej Pogacar de 20 anos desponta como grande favorito ao completar a Vuelta no pódio em terceiro lugar. A Jumbo Visma quebra o jejum e conquista sua primeira grande volta.

Quase como consolação o vice campeonato ficou com Alejandro Valverde pela Movistar. O campeão mundial sofreu principalmente com a desorganização “já tradicional” de sua Movistar. Em completo momento de restruturação a equipe terá grandes mudanças para 2020, entre elas a saída de Nairo Quintana, Mikel Landa entre outros ciclistas.

Vuelta 2019 – Etapa 20 – Arenas de San Pedro a Plataforma de Gredos – 190.4km

Chegamos a penúltima etapa da Vuelta 2019 e definitivamente a última competitiva. A largada foi em Arenas de SanPedro uma pequena cidade na comunidade autônoma de Castela e Leão na província de Ávila. Com cinco subidas categorizadas e chegada na Plataforma de Gredos uma cratera em meio a Serra de Gredos no meio da planície Ibérica.

A fuga do dia começou com nove cilcistas e depois ficou reduzida a sete. A fuga conquistou a primeira subida com Samitier passando com 1:30 de vantagem sobre o pelote. A chuva caia forte e os sete ciclistas seguiam na ponta:

  • Damien Howson – Mitchelton Scott
  • Steve Morabito- Groupama FDJ
  • Ruben Guerreiro – Katusha Alpecin
  • Sergio Henao – UAE Team Emirates
  • Mark Padun – Bahrain – Merida
  • Sergio Samitier – Euskadi Murias
  • Nicolas Edet – Cofidis

No pelote alguns ataques e defesas por parte da Astana especialmente. Na segunda montanha, novamente vitória de Samitier, desta vez com o pelote a menos de um minuto atrás. A terceira subida do dia reduziu ainda mais a fuga. Apenas Guerreiro, Samitier, Edet e Howson se mantinham na ponta e ainda restavam 120km. Na subida seguinte Tao Geoghegan Hart da Ineos atacou e conseguiu fechar a ponte unindo-se a fuga. O pelote com os favoritos estava reduzido a menos de 40 ciclistas. Chegava a vez da escalada de Peña Negra uma subida de 14.2km e 5.9% de inclinação.

No pelote, muita aceleração com a Jumbo perdendo um a um seus gregários, todo trabalho foi feito pela Astana, especialmente com Flugsang. Na marca de 43km para o final veio o esperado ataque de Superman López. Roglic respondeu e foi seguido por Valverde, Quintana e Pogacar.

Pogacar ataca para vitória

López atacou novamente tentando quebrar Roglic, mas novamente era seguido pelos favoritos e então veio o ataque fatal. Tadej Pogacar atacou na marca de 41km para o final e mesmo com Valverde tentando responder o esloveno tinha mais pernas. Pogacar passou pela fuga, desceu e tinha ainda a serra para Gredos pela frente. O jovem de 20 anos pedalou como nunca para conquistar a terceira vitória nessa Vuelta 2019 no “modo Froome” pedalando sozinho por mais de 40km.

Roglic conservador é o virtual campeão da Vuelta 2019

Atrás o outro esloveno, Primoz Roglic e líder da prova tratou de manter-se no grupo dos favoritos para evitar uma reviravolta. Assim Roglic não respondeu aos ataques de Majka e Gossschartner para seguir no grupo e chegar na quinta posição. Com o resultado Roglic é virtualmente o campeão da Vuelta 2019 colocando fim ao jejum de títulos de Grandes Voltas da equipe Jumbo Visma (que já se chamou Rabobank).

Classificação da Etapa 20 – Vuelta 2019

  1. Tadej Pogacar (Eslovênia) UAE Team Emirates    5:16:40
  2. Alejandro Valverde (Espanha) Movistar Team    0:01:32
  3. Rafal Majka (Polônia) Bora-Hansgrohe
  4. Hermann Pernsteiner (Aut) Bahrain-Merida
  5. Primoz Roglic (Eslovênia) Team Jumbo-Visma    0:01:41
  6. Sergio Andres Higuita Garcia (Colômbia) EF Education First    0:01:49
  7. Dylan Teuns (Bélgica) Bahrain-Merida
  8. Nairo Quintana (Colômbia) Movistar Team    0:01:56
  9. Mikel Nieve (Espanha) Mitchelton-Scott    0:01:59
  10. Wilco Kelderman (Holanda) Team Sunweb

Classificação Geral da Vuelta 2019

  1. Primoz Roglic (Eslovênia) Team Jumbo-Visma    80:18:54
  2. Alejandro Valverde (Espanha) Movistar Team    0:02:33
  3. Tadej Pogacar (Eslovênia) UAE Team Emirates    0:02:55
  4. Nairo Quintana (Colômbia) Movistar Team    0:03:46
  5. Miguel Angel Lopez (Colômbia) Astana Pro Team    0:04:48
  6. Rafal Majka (Pol) Bora-Hansgrohe    0:07:33
  7. Wilco Kelderman (Holanda) Team Sunweb    0:10:04
  8. Carl Fredrik Hagen (Noruega) Lotto Soudal    0:12:54

Sua opinião é importante, compartilhe!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Fabio Jakobsen vence etapa final da Vuelta em Madri!

Com vitória do holandês Fabio Jakobsen da Deceuninck Quick Step chega ao fim a Vuelta 2019. A etapa de 106,6km totalmente plana terminou no esperado sprint massivo em Madri. Sam Bennett da Bora foi o segundo colocado seguido do polonês Szymon Sajnok da CCC. Sem disputa na classificação geral ou […]

Receba as novidades em seu e-mail

%d blogueiros gostam disto: