A 106ª edição do Tour de France começará em 06 de julho de 2019 em Bruxelas na Bélgica. Cercada de simbolismo a edição será a 100ª com a camisa amarela e marca os cinquenta anos do primeiro Tour de France vencido pelo maior ciclista de todos os tempos: Eddy Merckx. Com apenas 54km de contra relógio ai já somadas a modalidade por equipes e individual o Tour de France 2019 terá um perfil que favorece escaladores.
Bônus de tempo também em subidas
Em 2018 a organização incluiu bônus de tempo em metas de sprint intermediário. Na primeira semana Geraint Thomas usou essas metas para manter a camisa e no final esses segundos ajudaram a dar tranquilidade ao campeão de 2018. Com 30 subidas categorizadas a novidade para 2019 são bônus de tempo no topo de subidas o que deve criar um movimento e ataques dentro do período de 2h de transmissão.
100 anos da camisa amarela
Já falamos do herói da forja o primeiro ciclista a vestir a camisa amarela, e nesse ano ela terá um destaque especial pelo centenário de seu uso:
http://www.pelote.com.br/eugene-christophe/
Por falar em camisa, uma das novidades da edição 2019 é o novo patrocinador da camisa de montanha. Sai a rede de supermercados Carrefour que enfrenta reestruturação no mundo todo e entra a também rede de supermercados E.Leclerc. As patrocinadoras das camisas do Tour de France são:
- Camisa Amarela – LCL Banco Le Credit Lyonnais
- Camisa Verde – Skoda automóveis
- Camisa de bolinhas – E.Leclerc supermercados
- Camisa branca – Krys ótica
Para os dorsais, os números especiais os patrocinadores são:
- Classificação por equipes: Nammedsport suplementos
- Prêmio de Combatividade: Antargaz empresa de energia e gás.
Ainda haverá o prêmio por vitória na etapa a ser definido o patrocinador.
Ainda a ser divulgada em totalidade, a premiação do Tour de France superará o total de 10 milhões de reais. O vencedor receberá o equivalente a pouco mais de 2 milhões de reais (500.000 euros).
Chegada ao alto no Tourmalet
Pela terceira vez na história o Tourmalet será palco de uma chegada. Uma das subidas mais famosas do ciclismo o Tourmalet normalmente é posicionado no meio de uma etapa, em 2018 foi na etapa 19 que Julian Alaphilippe venceu o prêmio Jacques Goddet. O prêmio Jacques Godet é dado ao ciclista que passar em primeiro no topo do Col du Tourmalet. Jacques Godet herdeiro do jornal L’Auto (financiador do Tour de France) foi jornalista e usou seu jornal e fortuna a serviço da resistência francesa durante a segunda guerra mundial. Após a guerra Godet fundou o jornal L’Équipe que organizou o Tour de France até ser absorvido pela empresa de Émilien Amaury que originou a A.S.O. (Amaury Sport Association) e organiza o Tour de France atualmente.
Subidas clássicas são destaques
As 30 subidas categorizadas já divulgadas incluem além do Tourmalet, La Planche des Belles Filles, Col d’Izoard, Galibier entre ouras com cinco chegadas ao alto.
“O mais alto Tour na História” declarou o diretor de prova Christian Prudhomme.