Bob Jungels vence a Liege Bastogne Liege pela QuickStep

Um ataque que começou com Philippe Gilbert a 22km para o final deu espaço para Bob Jungels que seguiu solo para vitória. O pelote hesitou em perseguir e quando resolveu atacar era tarde, dentro dos 6km finais Vanendert da Lotto atacou e atrás dele Romain Bardet da Ag2r e  Michal Woods da EF first. Ao final Woods foi segundo com Bardet em terceiro. O luxemburguês de 25 anos, tetracampeão nacional venceu sua primeira monumento.

Resumo da prova:

Confira os dez primeiros colocados:

Na entrevista, Jungels explicou que a ideia do ataque era de fato pulverizar o pelote eliminando gregários. Mas como ninguém o acompanhou ele seguiu solo. Confira a emoção ao ser parabenizado por Julien Alaphilippe:

A prova

Liège-Bastogne-Liège é aquela prova que “come” o ciclista, se na Strade Bianchi a distância pesa, se na Paris-Roubaix pesam o clima e os paralelepípedos, na La Doyenne o que consome o ciclista são as colinas duras. Nesta edição são 11 montanhas indicadas pela organização mais dezenas de colinas e rampas ao longo dos 258km.

 

São subidas sempre curtas com até 2,5km mas muito íngremes. As vias estreitas e com um público fabuloso torna tudo mais difícil e belo:

liege1

 

 

As subidas chave são aquelas indicadas pela organização como mais propícias para um ataque:

Temperatura amena e 258km

Com temperatura ao redor dos 19º o pelote partiu de Liège as 10 horas do horário local. Logo nos primeiros quilômetros a fuga se estabeleceu:

A fuga teve uma vantagem de 5’40” no topo da Côte de Bonnerue com 183km para o final. O pelote só começou a reagir quando a prova entrou nos 100km finais, na fuga, Warnier e Van Gompel sobraram e a vantagem pela seguia 3’40” para o pelote. O dinamarquês Casper Pedersen da Aqua Blue então atacou na Côte de la Ferme, sexta subida do dia mas antes do topo sobrou e assim a fuga ficou reduzida a cinco, já que Vachon sobrou com o dinamarquês.

Vliegen, Perez, Christian, Baugnies e Ourselin entraram nos 70km finais de prova com 3’20” de vantagem para o pelote. O pelote só acelerou de verdade quando a marca de 35km para o final foi rompida, Jerôme Baugnies atacou da fuga e abriu um minuto de vantagem. Atrás a fuga deu-se por vencida e foi neutralizada com 28.5k para o final restando apenas Baugnies solo 30″ a frente. Na transmissão foi dado destaque a bicicleta utilizada pela Aqua Blue com pedivela de uma velocidade. Falamos em fevereiro da bicicleta que ganhou uma etapa da Herald Sun, uma prova UCI 2.1.

http://www.pelote.com.br/lasse-hansen-ganha-prova-com-grupo-1×11-na-estrada/

Com Baugnies neutralizado a 22km do final a Bahrein e Movistar comandaram a ponta do pelote na subida a Côte de la Roche-aux-Faucons. No meio da escalada Philippe Gilbert atacou, Tom Dumoulin subiu na marcação e Bob Jungels que atacou e abriu cerca de dez segundos. Esse movimento pulverizou os gregários concentrando os favoritos. Um o pelote exitou um pouco e Jungels colocou 30″ de vantagem no pelote reduzido com 14km para o final.

O resultado da pancadaria foi que o grupo de favoritos não se organizou e com 6km para o final Bob Jungels tinha 50″ de vantagem. Na subida da Cote de Saint Nicolas a vantagem de Jungels começou a cair, Vanendert da Lotto descolou do grupo perseguidor que passou a se despedaçar com Bardet e Woods lançando ataque.

Mas não havia tempo para reação e Bob Jungels venceu com folga. Michael Woods da EF foi segundo com Romain Bardet em terceiro. Esta foi a 27ª vitória da Quick-Step na temporada a grande vencedora das provas clássicas. Agora o ranking UCI encerra as clássicas com Peter Sagan em primeiro lugar seguido por Valverde.

 

2 thoughts on “Bob Jungels vence a Liege Bastogne Liege pela QuickStep

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Lance Armstrong estará em Israel na abertura do Giro d'Italia

Banido do esporte, Lance Armstrong busca mais um degrau no retorno ao esporte que o consagrou e ajudou a consagrar. Após recentemente chegar ao acordo para pagar cinco milhões de dólares ao governo americano e aos advogados de Floyd Landis. Lance confirmou em seu podcast a presença na abertura do […]

leia também

Receba as novidades em seu e-mail