Começou a principal prova do ciclismo sul americano em San Juan na Argentina, a 36ª edição da Vuelta a San Juan. A equipe Bahrein Merida anunciou pela manhã que seu líder Vicenzo Nibali não largaria devido a uma gastroenterite e com isso a equipe alinhou com apenas 5 pilotos para largada.
A prova começou com uma fuga composta por: Anchieri – Seleção Uruguai, Cattapan – Rawson, Juarez – Mardan, Melivilo – Pocito , Olivares – Seleção Chile, Duílio Ramos – Seleção Argentina e Adrian Richeze – Virgem de Fatima. Adrian Richeze venceu a primeira meta de sprint seguido de Juarez e Anchieri.
Na meta de montanha o vencedor foi Daniel Juarez da Asociación Civil Mardan seguido de Pablo Anchieri e Duilio Ramos, na segunda meta de sprint novamente Adrián Richeze venceu seguido de Cattapan e Juarez.
A fuga trabalhou para levar a vitória e a diferença ficou estável até faltar 28km para o final na casa de 1’30” quando o pelote começou apertar o ritmo ao ponto de aos 24km para o final a vantagem cair abaixo de 1′, ficava claro que o pelote pegaria a fuga que agora já estava reduzida a cinco pilotos. Com 19km estavam todos juntos.
Nos últimos e insanos quilômetros várias tentativas de ataque, um deles com Rodrigo Nascimento e Filippo Pozzato da Wilier foi logo neutralizado. No quilômetro final a Bora assumiu a ponta com a Androni ao lado e as equipes locais lutando para posicionar os sprinters e o trem da Quick Step veio atropelando para Fernando Gaviria vencer seguido de Niccolo Bonifazio da Bahrein e Matteo Pelucchi da Bora o terceiro.
Dez primeiros colocados:
- Fernando Gaviria – Quick Step
- Niccolo Bonifazio – Bahrain
- Matteo Pelucchi – Bora
- Giacomo Nizzolo – Trek
- Manuel Belletti – Androni
- Mauro Adrian Richeze – Virgem de Fatima
- Hector M. Lucero – Pocito
- Aleksandr Riabushenko – Emirates
- Maximiliano Richeze – Quick Step
- Manuel Penalver – Trek