Elia Viviani vence a primeira pela Quick Step!

Luiz Papillon

O velocista italiano e medalhista olímpico Elia Viviani venceu pela primeira vez com seu novo time a Quick Step na madrugada desta quinta feira na 3ª etapa do Tour Down Under no sul da Austrália. A Mitchelton de Caleb Ewan liderava o sprint até que no momento de lançar o ataque Caleb demorou uma fração de segundo a mais e quando partiu viu o italiano Viviani passar como uma bala! Phil Baujaus da Sunweb foi segundo e Caleb Ewan o terceiro. Ewan segue líder na classificação geral com dez segundos sobre Viviani, os primeiros 58 colocados ainda estão dentro do minuto de desvantagem para Ewan.

Pela terceira vez consecutiva assim que o pelote deixou a zona neutra em Glenelg a dupla Scott Bowden da UniSA e Nicholas Dlamini da Dimension Data partiram em fuga na busca de pontos de montanha e sprint. Dlamini conquistou a meta de montanha de Pennys Hill uma longa escalada de 38km e 7.6% de inclinação média e segunda categoria, após a descida a etapa teve duas metas de sprint e três voltas num circuito próximo do final em Victor Harbor ao fim dos 146.5km da etapa que teve uma volta reduzida em função da previsão de calor forte.

Como as metas de sprint garantem bonus de tempo o pelote lançou ataques de sprinter para disputar as metas com Bowden na frente sozinho enquanto os termômetros marcavam 44º célsius de temperatura para logo depois da segunda meta de sprint juntar-se ao pelote, seu esforço valeu o prêmio de mais combativo do dia. No final o sprint parecia todo sobre controle da Mitchelton que tinha a liderança mas deixou escapar o momento do ataque final, veja no gráfico abaixo como Viviani estava atrás, Phil Bauhaus estava ainda atrás que não coube no quadro:

Na entrevista oficial Viviani contou que o treino em velódromo serviu para ajustar o timing de aceleração na pré-temporada e que a equipe fez pequenos ajustes em relação as duas primeiras etapas onde ficou em 4º lugar.

“É nosso quarto sprint na temporada e não é fácil chegar em janeiro em boa condição, eu não esperava vencer tão cedo na temporada, é realmente uma realização e me sinto realmente com sorte de estar aqui e conseguir esta vitória” Elia Viviani

Caleb Ewan perdeu a etapa mas manteve a liderança na classificação geral agora com dez segundos de vantagem para Viviani.

“Eu estou muito desapontado, minha equipe me deu a linha perfeita para vencer mas eu realmente empaquei no final, tinha um pouco de vento frontal e eu não queria partir cedo, então esperei um pouco demais e Elia conseguiu saltar a minha frente, ele foi tão rápido que foi impossível de seguir” Caleb Ewan

Classificação da 3ª Etapa:

1 Elia Viviani Quick-Step Floors 3:04:40
2 Phil Bauhaus Team Sunweb
3 Caleb Ewan Mitchelton-Scott
4 Simone Consonni UAE Team Emirates
5 Peter Sagan Bora-Hansgrohe
6 Simon Clarke EF Education First-Drapac p/b Cannondale
7 Alex Edmondson Mitchelton-Scott
8 Zakkari Dempster UniSA-Australia
9 Dries Devenyns Quick-Step Floors
10 Jay McCarthy Bora-Hansgrohe

Classificação geral após três etapas:

1 Caleb Ewan Mitchelton-Scott 10:58:36
2 Elia Viviani Quick-Step Floors 0:00:10
3 Daryl Impey Mitchelton-Scott 0:00:14
4 Jay McCarthy Bora-Hansgrohe 0:00:15
5 Peter Sagan Bora-Hansgrohe 0:00:16
6 Nathan Haas Katusha-Alpecin 0:00:17
7 Jhonatan Restrepo Katusha-Alpecin 0:00:19
8 Simone Consonni UAE Team Emirates 0:00:20
9 Robert Gesink LottoNL-Jumbo
10 Anthony Roux Groupama-FDJ

Sua opinião é importante, compartilhe!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Sagan vence e assume liderança na Austrália!

O atual tricampeão mundial de ciclismo Peter Sagan venceu a 4ª Etapa do Tour Down Under, após a meta de montanha Sagan atacou na descida motivando a perseguição pelos favoritos ao título e destruindo a possibilidade de embaladores encaixarem seus líderes de sprint, com isso um sprint mais livre teve […]

Receba as novidades em seu e-mail

%d blogueiros gostam disto: