Em comunicado oficial, a UCI (União Ciclística Internacional) identificou irregularidades em amostras de testes de três ciclistas, que estarão inelegíveis para os jogos olímpicos do Rio.
Outros três ciclistas foram declarados potencialmente inelegíveis para competir nos jogos Olímpicos devido a casos pendentes ou passados de doping pela WADA:
“não será permitida entrada (inscrição) de qualquer atleta que já fora sancionado por doping mesmo que ele ou ela tenham cumprido a sanção”
Entendemos que Ilnur Zakarin e Olga Zabelinskaya sejam dois dos três nomes que terão de ser removidos pelo comitê Russo. Zakarin foi suspenso por uso de anabolizantes em 2009 e Olga Zabelinnskaya que neste ano recebeu pena retroativa de 18 meses por uso do estimulante octopamine.
A Fundação Anti-Doping no Ciclismo (CADF) esta no processo de identificação dos pilotos e com muita atenção sobre a seleção russa, que esbarra no escândalo recente envolvendo o atletismo onde o laboratório anti-doping russo acobertava a prática de doping, cerca de 20 casos de doping positivos desapareceram da base de dados russa.
No comunicado a UCI frisa que irá manter intensificado o controle anti-doping sobre atletas russos, antes, durante e após os jogos olímpicos.