Fim de Ciclo: Caloi Encerra Parceria Histórica com Henrique Avancini Após 11 Anos

Luiz Papillon
0 0
Read Time:6 Minute, 52 Second

Uma das parcerias mais longevas do ciclismo brasileiro chegou a fim, anunciada na última semana a maior e mais tradicional marca de bicicletas do Brasil não prolongou o contrato com o ex-ciclista de MTB e duas vezes campeão mundial, Henrique Avancini.

Henrique Avancini | Foto Redbull / Fabio Piva

Fim de Ciclo: Caloi Encerra Parceria Histórica com Henrique Avancini Após 11 Anos

Desde 2012 sob o chapéu da maior marca de bicicletas brasileira, Henrique Avancini tido por muitos como o maior mountain biker brasileiro não teve o contrato de sua equipe renovado. Em um reel via instagram a empresa e o ciclista confirmaram o fim do patrocínio. Muitos perguntam o porquê da não extensão do contrato da equipe que tem até o momento o número um do ranking brasileiro, Ulan Galinski. Antes da resposta a essa pergunta é preciso contextualizar tanto o investimento como o retorno de marketing para a empresa. As mudanças na Caloi nesses últimos onze anos não foram poucas, em 2012 o controle acionário da Caloi foi vendido para o grupo canadense Dorel, dona de marcas como Cannondale e GT, em 2017 a Dorel adquiriu o restante das ações da empresa brasileira. Já em 2021, a Dorel Sports que incluía as divisões das marcas de bicicleta foi vendida para o grupo neerlandês Pon Holdings, criando uma megaempresa do setor. Em 2023, Pieter Freriks assumiu a presidencia da Caloi sucedendo Cyro Gazola. Essas mudanças levam sem dúvida a mudanças no entendimento e foco de marketing de uma grande empresa, sobretudo quando boa parte do investimento em marketing é direcionado a um foco especifico, uma equipe de ciclismo. É nesse ponto que a figura do diretor de marketing de produto, Eduardo Rocha (que deixou a Caloi em maio/2025) passa a ter um peso importante, amigo pessoal de Henrique Avancini, sempre foi um incentivador e defensor do uso do marketing esportivo para promoção da marca. Os resultados da parceria são inegáveis tanto no âmbito esportivo com dois títulos mundiais de MTB Maratona (2018 e 2023) e cinco vitórias na Copa do Mundo de MTB entre 2017 e 2021. No ambito do marketing a Cannondale, passou a ter um destaque de mídia e posição de mercado no setor com o ótimo desempenho do atleta Henrique Avancini e depois que o ciclista deixou a equipe de fábrica, a Caloi formou uma estrutura de altíssimo nível para suporte não só a Henrique Avancini como também para a base, que acabou por revelar Ulan Galinski.

Para entender os motivos da Caloi a não estender o patrocínio é preciso lembrar que Henrique Avancini se aposentou logo após o título mundial de 2023 e ainda com contrato renovado até o final de 2025, ou seja a empresa não colheu tantos frutos quanto poderia do título mundial, mas respeitou a decisão do ciclista. Agora em 2025, Henrique Avancini resolveu perseguir o sonho na estrada, mas não encontrou vaga em equipes sob o chapeu da PON, o que levou o ciclista a correr pela Factor Racing da Eslovênia. O fato em si de ter o garoto propaganda de uma marca correndo com uma bicicleta de marca rival, não caiu bem na direção da Caloi mas não foi definitivo para a não renovação com a equipe. Ao final, Henrique Avancini teve um bom desempenho no mundial de ciclismo de Ruanda e um acidente no início da prova do mundial de Gravel nos Países Baixos.

Contudo diante do tamanho do investimento, chega o momento de abrir o leque e desenvolver outras ramificações do mercado como bicicletas urbanas, biciletas elétricas e ações de superação como o apoio ao influencer Brow Bruto.  É o que muitos chamam de fim de ciclo, a equipe Caloi MTB cumpriu com seu papel de fomento ao esporte, de apoio a Henrique Avancini inclusive por dois anos após aposentar-se oficialmente e serviu de trampolim para Ulan Galisnki que em breve será anunciado por uma das maiores equipes de MTB na Europa. Agora a vida segue e nada impedirá que no futuro próximo a marca volte a investir no ciclisimo seja no MTB ou mesmo na estrada onde brilhou por décadas, contudo o foco da empresa nos próximos anos deverá ser outro.

Equipe Caloi Henrique Avancini Racing lancáda em 2021

 

Anunciado em 14 de novembro de 2025 via reel no Instagram, o fim da parceria entre a Caloi e a equipe Henrique Avancini Racing marca o término de um capítulo de 11 anos que elevou o mountain bike (MTB) brasileiro ao topo mundial. Considerado por especialistas como o maior ciclista de MTB do país, Avancini, que se aposentou das elites em 2023 após seu segundo título mundial de maratona, viu o contrato da equipe não ser renovado – apesar de contar com Ulan Bastos Galinski, atual líder do ranking brasileiro UCI.

Entendendo o fim da parceria, momento no marketing é importante, correr pela Factor O2 não foi ponto decisivo

Para contextualizar a decisão, é essencial revisitar as transformações na Caloi. Em 2012, o controle acionário foi adquirido pelo grupo canadense Dorel Industries, dono de marcas como Cannondale e GT; em 2017, a Dorel comprou as ações restantes. Já em 2021, a divisão Dorel Sports – incluindo bicicletas – foi vendida ao holandês Pon Holdings, formando um conglomerado global com faturamento anual superior a €2 bilhões no setor de mobilidade. Em 2023, Pieter Freriks assumiu a presidência, sucedendo Cyro Gazola, em meio a uma reestruturação que prioriza diversificação. Aqui, o ex-diretor de marketing de produto, Eduardo Rocha (que deixou a empresa em maio de 2025), foi pivotal: amigo de Avancini, ele defendeu o marketing esportivo como alavanca para a marca, investindo cerca de R$ 5 milhões anuais na equipe nos últimos anos.
Pieter Freriks, CEO da Caloi
Os retornos foram expressivos. Esportivamente, Avancini somou dois ouros mundiais UCI de XCM (Val di Sole-ITA, 2018; Glasgow-ESC, 2023), cinco vitórias em etapas da Copa do Mundo de XCO (2017-2021) e 12 títulos brasileiros de elite. No marketing, a visibilidade explodiu: a Caloi, que detinha 15% do mercado nacional de bikes em 2015, saltou para 22% em 2023, impulsionada por pódios globais e edições limitadas assinadas pelo atleta. Após sua saída da Cannondale Factory em 2018, a estrutura montada pela Caloi – com mecânicos e suporte logístico de ponta – revelou talentos como Ulan Galinski, 27 anos, que em 2025 acumulou nove vitórias em nível UCI, dois Top 12 na Copa do Mundo e o título pan-americano de XCO.

Balanço estratégico: Vida que segue

A não renovação reflete um balanço estratégico. Avancini, com contrato até dezembro de 2025, foi apoiado pela Caloi por dois anos pós-aposentadoria, mas o retorno do investimento foi limitado pelo hiato competitivo. Em 2025, ele migrou para a estrada pela Factor O2 (Eslovênia), sem vagas nas equipes Pon (como Canyon//SRAM). Essa escolha – pedalar uma rival – gerou desconforto interno, mas não foi o fator decisivo. Seu desempenho incluiu um 18º lugar na prova de estrada do Mundial UCI em Kigali (Ruanda, setembro), mas um revés no Mundial de Gravel em Limburg (Países Baixos, outubro): após liderar, sofreu três quedas, abandonou com suspeita de fraturas nas mãos e passou por exames médicos. Diante de investimentos crescentes em e-bikes  e urbanos, além de parcerias como a com o influenciador Brow Bruto para ações de superação, a Caloi opta por diversificar seu investimento em matketing. A equipe fomentou o MTB nacional, servindo de trampolim para Galinski, que negocia com uma top europeia para 2026, mas o legado de 11 anos de pódios e inspiração permanece inabalável.

Sobre a Caloi

Fundada em 1898 em São Paulo por imigrantes italianos, a Caloi é a mais antiga e tradicional fabricante de bicicletas do Brasil. Ao longo de mais de 125 anos, a empresa passou por diferentes fases: foi líder absoluta de mercado nas décadas de 1970 e 1980 (época da icônica Caloi Ceci), enfrentou dificuldades nos anos 1990 e 2000 e, desde 2013, integra o grupo canadense Dorel Sports (dono também das marcas Cannondale e GT). Atualmente, mantém fábrica em Manaus e oferece desde bicicletas infantis e urbanas até modelos de alta performance em carbono para competição.

About Post Author

Luiz Papillon

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

leia também

Receba as novidades em seu e-mail