UAE vence novamente na La Vuelta com o espanhol Marc Soler a partir de fuga.

La Vuelta 2025 – etapa 14: La Farrapona
Depois de uma etapa brutal no Alto de L’Angliru vencida por João Almeida, a organização da Vuelta não pegou leve com os ciclistas. Uma etapa brutal com mais de 4.000m de altimetria acumulada em apenas 135km esperava os ciclistas neste sábado. No trajeto três subidas categorizadas, passando pelo L’Alto Tenebreo, Puerto de San Llaurienzu e terminando na La Farrapona, até Lagos de Somiedo.

Israel Premier Tech sem Israel
Antes da etapa começar, em função da segurança dos ciclistas em relação aos protestos contra o governo de Israel, direcionado a equipe que leva o nome do país, porém sem relação direta com o governo, os ciclistas passaram a competir sem o nome Israel em seus uniformes. Em acordo com o jornal El Mundo, os protestos que culminaram em cancelar uma das etapas tiveram como líder Ibon Meñika, condenado duas vezes por seu passado junto ao grupo terrorista ETA e atualmente principal porta-voz do Gernika Palestina contra Israel. Hoje novamente durante o trecho neutralizado, protestos atrasaram o pelote mas felizmente não impediram a largada oficial.
Fuga grande logo nos primeiros quilômetros de etapa
A fuga do dia começou com 25 ciclistas e foi selecionando. Na subida do L’Alto Tenebreo, Marc Soler (UAE) ficou com o KOM a frente de Gianmarco Garofoli (Soudal Quick-Step) e Johannes Staune-Mittet (Decathlon Ag2r). Enquanto no pelote a UAE e Rebull puxavam, na fuga os ciclistas buscavam acelerar e ambos os grupos foram selecionando. Nomes como Mikel Landa já sobravam do pelote na aproximação do Puerto de San Llaurienzu (9,9km a 8.6%). No topo, James Shaw (EF) atacou e levou os pontos de montanha e iniciou uma fuga a frente de dez ciclistas que restaram da fuga. A fuga com Marc Soler e Johannes Staune Mittet iniciou a subida final com cerca de 3min30s a frente do pelote, seguida de perto por Carlos Verona (Lidl-Trek) e Kevin Vermaerke (PicNic PostNL). Soler acelerou e seguiu solo, curiosamente com sua equipe atrás acelerando contra a fuga.
Essa foi a sétima vitória da UAE Team Emirates na La Vuelta 2025, sendo uma no contrarrelógio por equipes, duas vitória de Juan Ayuso, duas de Jay Vine, uma de João Almeida e agora uma de Marc Soler. Já dentro dos 3km finais, a UAE foi perdendo os gregários do grupo do líder. No final, Marc Soler venceu solo enquanto Jonas Vingegaard superou João Almeida na linha de chegada.
Classificação da Etapa 14 da La Vuelta 2025
Results powered by FirstCycling.com

