O dinamarquês Jonas Vingegaard venceu a etapa rainha da La Vuelta 2025 conquistando também o título da grande volta espanhola! Matthew Riccitello vira para cima de Giulio Pellizzari e é o camisa branca!
La Vuelta 2025 – etapa 20: Bola del Mundo

A batalha entre Jonas Vingegaard e João Almeida teria um final, a Bola del Mundo em uma etapa considerada a etapa rainha da La Vuelta 2025. Após o contrarrelógio individual ter sido reduzido a menos da metade em função da segurança dos ciclistas ante a manifestantes, a Bola del Mundo seria a última chance do português João Almeida tentar a virada para cima de Jonas Vingegaard. Com cinco subidas categorizadas a etapa rainha da Vuelta seria uma batalha.
- Alto de la Escondida – 11km a 3.7%
- Alto de León – 7.4km a 7,1%
- Puerto de Navacerrada – 6,9km a 7.6%
- Bola del Mundo – 12,5km a 8,5%
Logo no início do dia a luta pela fuga movimentou o pelote com quase 40 ciclistas escapando na primeira subida do dia. Ao longo da etapa a UAE Team Emirates e a Redbull Bora Hansgrohe trabalharam para manter a fuga com vantagem abaixo dos dois minutos. O grupo líder claro foi sendo selecionado até que apos Navacerrada estavam com pouco mais de um minuto a frente:
- Giulio Ciccone – Lidl-Trek
- Mikel Landa – Soudal Quick-Step
- Egan Bernal – Ineos Grenadiers
- Bruno Armirail – Groupama
- Christian van der Lee – EF Easypost
20km do final, manifestantes tentam atrapalhar a La Vuelta
A direção da prova decidiu alterar o percurso em pleno decorrer da competição. A mudança ocorreu devido à presença de um número expressivo de manifestantes pró-Palestina, no local em que seria o ponto de sprint em Cercadillo. Essa ação motivou os manifestantes a se deslocarem para um ponto a aproximadamente 20 km do final da corrida. Lá, embora em menor número, tentaram interromper o evento.
O grupo que liderava a prova conseguiu prosseguir sem interrupções. A polícia e os organizadores trabalharam diligentemente para garantir a passagem segura tanto da fuga quanto do pelotão principal.
Apesar de terem conseguido reter carros de apoio e parar alguns ciclistas, aparentemente não houve registro de danos graves.
Mikel Landa escapa com Ciccone, Vingegaard campeão
O basco Mikel Landa, grande nome da Soudal Quick Step na prova, conseguiu escapar e seguiu solo no início da Bola del Mundo enquanto logo Giulio Ciccone o alcançou enquanto o grupo dos favoritos seguia cerca de um minuto atrás. A medida que subiam o grupo de favoritos se aproximava, com a UAE comandando a perseguição. Na marca de 3km para o final, Jay Vine (UAE) terminou seu trabalho fazendo a conexão com Landa e Ciccone. Seria a última chance de João Almeida que assumiu a ponta com Jonas Vingegaard o marcando. Na marca de 2km para o final, o australiano Jai Hindley (Rebull) acelerou, no momento em que Vingegaard o seguiu e João Almeida ficou alguns metros atrás com Sepp Kuss (Visma) e Tom Pidcock (Q36.5). No último quilômetro, Jonas Vingegaard conseguiu se livrar de Jai Hindlay e abriu uma vantagem para seguir para a vitória. O fiel escudeiro Sepp Kuss foi o segundo e Jai Hindley completou o pódio. Tom Pidcock foi o quarto colocado logo a frente do português João Almeida, enquanto Matthew Riccittello (Israel) chegou em sextona luta pela camisa branca de melhor jovem, virando para cima de Giulio Pellizzari.
Classificação da Etapa 20 da La Vuelta 2025
Results powered by FirstCycling.com