Kaden Groves venceu no Giro em dia de acidente e manifestantes interferindo no resultado.
Giro d’Italia 2025 – Etapa 6 – Potenza a Napoli – Kaden Groves vence em meio ao caos
A etapa 6 do Giro d’Italia teve o abandono do australiano Jai Hindley (Redbull) e terminou com a vitória do também australiano Kaden Groves (Alpecin). Partindo de Potenza com destino a Napole, o que deveria ser uma etapa tranquila teve contornos trágicos. Uma fuga com Taco van der Hoorn (Intermarché) e Enzo Paleni (Groupama) dominou a etapa sem oferecer grande preocupação ao pelotão que sob chuva percorria os 227km da mais longa etapa do Giro. Restando 70km para o final, uma queda enorme que começou a partir do toque de pneus de Jan Tratnik na roda de seu capitão, Primoz Roglic. Um grande número de ciclistas foi ao chão, levando a paralização da prova em função do número de ambulâncias necessárias para o atendimento. O rescaldo foi duro com o abandono de quatro ciclistas:
- Jai Hindley (Redbull) – Traumatismo craniano
- Juri Hollmann (Alpecin) – Fratura no Braço
- Dion Smith – (Intermarché)
- Alessandro Pinarello – (VF Group) – Fratura escafoide
Além disso, uma série de ciclistas receberam atendimento médico com muitas abrasões, como foi o caso do maglia rosa Mads Pedersen (Lidl-Trek). A organização do Giro neutralizou a classificação geral no momento do acidente, retirando os bônus de tempo do Redbull KM mas mantendo a disputa pela vitória na etapa.
Manifestantes contra Israel quase derrubam ciclistas
Apenas 3km do final da etapa onde os escapados do dia estavam exaustos e tentando revezar para obter a vitória sobre o pelote, alguns manifestantes invadiram o trajeto do Giro d’Italia. Um homem de 67 anos com antecedentes criminais foi detido após entrar na frente dos ciclistas com um cartaz pendido que a equipe Israel PremierTech fosse retirada da competição. Por sorte o homem foi retirado do trajeto por outros espectadores e posteriormente detido pela policia. Mas o estrago estava feito, atrapalhados, Taco van der Hoorn e Enzo Paleni foram em seguida capturados pelo pelote.
Chegada com vitória de Kaden Groves e Matteo Moschetti punido com cartão amarelo
Na chegada em Nápole um sprint longo com grupo reduzido teve a vitória de Kaden Groves que “passou como uma moto” pelos demais. Mas um movimento de Matteo Moschetti (Q36.5) não passou desapercebido, o italiano fechou Olav Kooij (Visma) colocando o neerlandes contra as barreiras, motivo de punição da UCI com cartão amarelo (um segundo cartão o tira do Giro e suspende por 30 dias). O belga Milan Fretin (Cofidis) foi segundo, conquistando importantes pontos para sua equipe na luta contra o rebaixamento.
Classificação do Giro d’Italia 2025 – Etapa 6
Results powered by FirstCycling.com