Em uma etapa duríssima, difícil e com começo muito acidentado, a vitória ficou com a fuga de Christian Scaroni e Lorenzo Fortunato da XDS-Astana e com Giulio Pellizzari completando a trifeta italiana no pódio pela Redbull. Entre as perdas do dia foram o abandono de Primoz Roglic.
Giro d’Italia 2025 – Etapa 16 – Abandono de Roglic, dobradinha da Astana e Ayuso sobra!
A terceira semana do Giro d’Italia começou com uma “etapona” de 203km e quase 5.000m de altimetria acumulada entre Piazzola sul Brenta e San Valentino. A chegada em San Valentino, no parque natural de Monte Baldo oferece vista magnifica e na região é possível encontrar o Tortel di Patate, que não é propriamente uma torta, mas sim um aperitivo frito de batata. Com chuva a etapa começou já sem Milan Fretin (Cofidis) e Paul Magnier (Soudal Quick-Step) que nem largaram. Após o começo de etapa sob muita chuva, Joshua Tarling caiu feio, bateu no guard-rail e abandonou.
Assim foi a queda de Joshua Tarling no #GirodItalia que o levou a abandonar a prova. Agora sem Tarling e Magnier que não largou, Isaac del Toro é o mais jovem ciclista do Giro.pic.twitter.com/ZTdoCyJ59D
— Pelote Ciclismo (@Pelote_) May 27, 2025
A seguir uma queda terrível com Alessio Martinelli (VF Bardiani), o ciclista precisou ser levado ao hospital.
Terrível a queda de Alessio Martinelli (VF). O ciclista está consciente e sendo transportado de helicóptero para o hospital. #Giroditalia pic.twitter.com/KiLyktDTde
— Pelote Ciclismo (@Pelote_) May 27, 2025
Na sequência o chão escorregadio fez mais duas vítimas, Richard Carapaz que voltou a bicicleta e Primoz Roglic que abandonou a disputa.
Após cair, desta vez com Richard Carapaz, Primoz Roglic abandonou o Giro.pic.twitter.com/J1nwqfU7jN
— Pelote Ciclismo (@Pelote_) May 27, 2025
Pouco a pouco o chão secou e a fuga do dia se estabeleceu com cerca de 25 ciclistas, entre eles Wout van Aert e três nomes da XDS-Astana: Fausto Masnada, Christian Scaroni e Lorenzo Fortunato. Fortunato seguiu somando importantes pontos para a maglia azurra de lider de montanha e no Monte Santa Barbara (12.6km a 8.3%). No grupo dos favoritos, Juan Ayuso, então segundo colocado começou a sobrar e no final perdeu mais de 13min em relação a Isaac del Toro que defendeu a maglia rosa de líder, mas gastou muito da sua “gordura” de tempo, ficando apenas 26s a frente de Simon Yates (Visma) e 31s a frente de Richard Carapaz (EF). O ciclista que melhor desempenhou na segunda semana do Giro, subiu mais uma posiçõa hoje, Derek Gee (IsraelPremierTech) está em quarto lugar na geral com 1min31s de atraso para o mexicano da UAE.
Results powered by FirstCycling.com