
La Vuelta 2025
Neste domingo começou a La Vuelta Feminina 2025 com um contrarrelógio por equipes, durante a largada pudemos observar algumas equipes chegando em cima da hora de largada no pórtico de largada. Usualmente a responsabilidade pela pontualidade é de cada equipe e atleta. Mas dessa vez não foi bem assim.
Após a prova, as duas equipes mais prejudicadas foram Visma Lease a Bike e Uno-X Mobility com suas atletas indo a público nas redes sociais reclamando, posteriormente a UCI decidiu multar a Movistar em 1.600 euros por atrasar na entrada do parque fechado para medição e aferição das bicicletas. Uma das estrelas da La Vuelta, Pauline Ferrand-Prévot da Visma Lease a Bike fez (e depois apagou) a publicação mais dura:
” Que porra é essa? Como a organização de um Grand Tour pode ser tão amadora? Os fiscais estavam dormindo quando deveriam verificar nossas bicicletas? Chegamos lá 20 minutos antes da largada para a verificação e duas das nossas ciclistas não estavam prontas a tempo. Continuamos dizendo aos fiscais para irem embora, mas parecia que eles estavam apenas relaxando.”
“Fui ao júri da UCI imediatamente depois. Eles também indicaram que a situação não correu bem. Trabalhamos no desporto de alto nível e este é um dos principais circuitos do calendário. É claro que felicitamos os legítimos vencedores de hoje, o Lidl-Trek, pela vitória. Ao mesmo tempo, queremos enfatizar que, no desporto, tudo se resume ao jogo limpo para todas as equipas. Infelizmente, não foi o que aconteceu hoje, e lamentamos profundamente.” disse Jacco Verhaeren, chefe de treinamento da Visma Lease a Bike.
Uno-X partiu 10s atrasada
A equipe escandinava Uno-X também sofreu, partindo 10s atrasada e sem o cronometro regressivo, o fato foi destacado pela ciclista Anouska Koster:
“Devido às ações de uma das equipes à nossa frente, chegamos atrasados na largada. “Chegamos ao check-in das bicicletas com mais de quinze minutos de antecedência, mas, como outra equipe chegou mais tarde, tivemos que esperar e nosso ponto de controle não ficou pronto a tempo. Não tínhamos ideia de que tínhamos que começar direto, porque ninguém nos deu o horário. Então, ainda não estávamos na fila de largada, não tínhamos sido chamadas e não houve contagem regressiva. No final, saímos dez segundos atrasadas.”
“Quando nossas ciclistas chegaram, os fiscais ainda estavam ocupados com a equipe à nossa frente. Elas subiram ao pódio 10 a 20 segundos antes da largada. Nossa última ciclista subiu ao pódio cinco segundos antes da largada. Depois disso, a situação piorou cada vez mais. Não chegamos na hora, mas mesmo assim esperamos.”