Tadej Pogacar vence a Liège Bastogne Liège

Luiz Papillon
0 0
Read Time:2 Minute, 7 Second

O esloveno campeão mundial chega a nona vitória em monumentos na carreira!

É muito legal terminar a primeira parte da temporada assim, o plano não era atacar na La Redoute, mas quando vi que os times não tinham tantos gregários e eu decidi então partir pois eu tinha boas pernas e fiquei muito feliz pela vitória. 

Assim como ano passado, Pogacar atacou na La Redoute e seguiu solo para vitória, a perseguição contou com um seleto grupo tendo Tom Pidcock, Julian Alaphilippe, Giulio Ciccone e Ben Healy. Na disputa pelo segundo lugar, Ciccone foi segundo e Ben Healy completou o pódio.

Liege Bastogne Liege 2025 – La Doyenne

A disputa da 111ª Liege Bastogne Liege começou com temperatura de 15ºC e logo uma fuga com dez ciclistas se formou. O grupo chegou a ter mais de cinco minutos de vantagem para o pelote, mas foi capturado a 70km do final após quase 180km escapados.

Ninguém vence na véspera, mas todos sabiam onde, quando e como seria definida a Liege Bastogne Liege 2025: A Côte de la Redoute, a 35km do final com seus 1600m de comprimento e trechos de até 15% de inclinação. O pelote tentou, tanto a Ineos como a Lidl-Trek foram muito ativas na tentativa de esticar o pelote, mas a fortíssima UAE não dormiu no ponto e posicionou perfeitamente Tadej Pogacar para seu ataque vencedor.

Dentro dos 10km finais, Pogacar já tinha 1min30s de vantagem para a perseguição que acabou ficando com Giulio Ciccone (Lidl-Trek) e Ben Healy (EF-Easypost).

Tadej Pogacar fazendo história: 9 monumentos

Aos 26 anos de idade, Tadej Pogacar já está entre os cinco maiores ciclistas de monumentos da história. Ao seu lado estão Sean Kelly, Fausto Coppi e Constante Girardengo com nove vitórias em monumentos, a sua frente apenas Roger de Vlaeminck com onze e Eddy Merckx com dezenove. Entre os ciclistas em atividade, Mathieu van der Poel detém oito monumentos e Remco Evenepoel dois.

História da Liège-Bastogne-Liège

Liège-Bastogne-Liège foi disputada pela primeira vez em 1892 como uma corrida amadora de Spa a Bastogne, com mais de 250 km de distância. Tornou-se profissional em 1894 e, após uma pausa de 14 anos, foi retomada em 1908. Desde então, a largada e chegada foram transferidas para Liège. A prova só foi interrompida durante as duas Guerras Mundiais. Eddy Merckx é o recordista com cinco vitórias e agora Pogacar detém três vitórias contra duas de Remco Evenepoel.

 

Classificação da Liège-Bastogne-Liège 2025

Results powered by FirstCycling.com

 

About Post Author

Luiz Papillon

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Next Post

Primavera no ciclismo: Pogacar e Mathieu van der Poel

A temporada de clássicas de primavera chegou ao fim com a vitória esmagadora de Tadej Pogacar na Liège Bastogne Liège, ao final dos quatro monumentos disputados, duas vitórias para Mathieu van der Poel, duas vitórias para Tadej Pogacar. A temporada de primavera foi muito mais com a UAE esmagando a […]

leia também