Remco Evenepoel vence e convence batendo Wout van Aert, português Antonio Morgado confirma fase e sobe ao pódio na De Brabantse Pijl
De Brabantse Pijl 2025 – Remco Evenepoel volta, vence e convence!
A clássica Fleche Brabançonne ou De Brabantse Pijl (em português GP Brabante) é uma disputa que acontece desde 1961 e faz parte do circuito ProSeries de ciclismo, que reúne as provas do segundo nível de importância no calendário mundial. A disputa marca a transição entre as provas clássicas de paralelepípedo para as provas com subidas nas serras ardenas belgas. Até 2003, a prova era “mais ao jeito de paralelepípedos” e a partir de 2004 passou a ter mais o estilo de subidas, até servindo por alguns anos como prévia do Tour de Flandres, a prova mais importante no ciclismo belga. Desde 2010 a organização passou a Flanders Classics que a inseriu no calendário entre o Tour de Flandres e a Amstel Gold Race, duas provas da mesma organizadora.
No trajeto a largada em Beersel que assinou contrato até 2029 e pouco mais de 160km , na edição 2025 o grande nome foi Remco Evenepoel que voltou as competiçòes após um terrível acidente em treinamento, quando um entregador abriu a porta de sua van e acabou atingindo o ciclista que se feriu gravemente. Detentor de duas medalhas de ouro olímpico nos últimos jogos olímpicos, Remco Evenepoel chegou a pensar em abandonar o ciclismo, devido as dificuldades de reabilitação e agradeceu publicamente ao esforço e apoio da esposa Oumi. Além de Remco os destaques seriam o britânico Tom Pidock e o belga Wout van Aert.
Apesar da fuga do dia que entre outros contou com o português Iuri Leitão, restando 50km para o final foi Remco Evenepoel que implodiu tudo e apenas alguns ciclistas conseguiram acompanhar o ritmo alucinante de Evenpoel. Na segunda aceleração, apenas Wout van Aert e Joseph Blackmore conseguiram seguir Remco. No final, Evenepoel acelerou para vencer um extenuado Wout van Aert no sprint e atrás no pelote Antonio Morgado venceu o sprint a frente do espanhol Alex Aranburu.
Essa foi a vitória número 60 de Remco Evenepoel como profissional e a vitória número 993 da equipe que hoje se chama Soudal Quick-Step. A prova feminina foi vencida por Elisa Longo Borghini que venceu escapada a frente de Marianne Vos e Femke Gerritse.
Confira os melhores momentos da Brabantse Pijl 2025
Results powered by FirstCycling.com