A grande volta espanhola tem seus participantes divulgados e surpreende cortando equipe que venceu três etapas em 2024.
La vuelta divulga convites para edição 2025: Kern Pharma fica de fora
Como que na letra de Caetano Veloso: “da força da grana que ergue e destrói coisas belas”, a Unipublic e A.S.O., organizadora da La Vuelta, anunciaram as equipes convidadas para edição 2025 da grande volta espanhola onde ciclistas percorrerão em 21 etapas mais de 3.000km largando da Itália e chegando em Madrid. Mais cedo na última semana a UCI (União Ciclística Internacional) divulgou mudança de regra permitindo aos ogranizadores de grandes voltas uma equipe a mais, aumentando de 176 para 184 o número de ciclistas presentes na largada das Grandes Voltas. Dando aos oranizadores o poder de escolha de três equipes convidadas, já que as primeiras do ranking ProTeam (espécie de segunda divisão do ciclismo) tem convite automático garantido.
Assim, além das 18 equipes WorldTour que tem presença garantida, as equipes que conquistaram vaga via ranking foram:
- Lotto (Bélgica) – Equipe de Arnaud De Lie e Lennart Eetveld.
- Israel PremierTech – Equipe que conta com o veterano tetracampeão do Tour, Chris Froome.
Já as escolhas do organizador surpreenderam ao deixar a equipe espanhola Kern Pharma de fora. Na edição 2024 a Kern Pharma foi a grande surpresa da Vuelta vencendo três etapas com Pablo Castrillo e Urko Berrade. Em 2024 foram convidadas Euskaltel e Kern Pharma, agora em 2025 os convites ficaram com:
- Burgos Burpellet BH – Equipe espanhola que tem como destaques o eritreu Merhawi Kudus e o uruguaio Eric Antonio Fagúndez.
- Caja Rural Seguros RGA – Equipe espanhola onde corre o português Iuri Leitão.
- Q36.5 – Equipe suíça, que tem o britânico Tom Pidcock como principal estrea.
A La Vuelta 2025:
A 80a edição da La Vuelta começará em 23 de agosto em Torino, Itália, e término em 14 de setembro em Madrid, Espanha, a corrida atravessará paisagens deslumbrantes e desafiará os ciclistas com percursos exigentes. Prepare-se para três semanas de emoção, estratégia e competição de alto nível no mundo do ciclismo profissional, a transmissão para o Brasil será pela ESPN e Disney+.