Com um ataque a 19km do final, Tadej Pogacar venceu a Ronde van Vlaanderen 2025, atrás na luta pelo segundo lugar Mads Pedersen foi segundo e Mathieu van der Poel o terceiro.
Ronde van Vlaanderen 2025
A segunda das cinco monumentos do ciclismo na temporada aconteceu neste domingo 06 de abril na Bélgica, o Tour de Flandres que em flamengo é Ronde van Vlaanderen aconteceu pela 109ª vez, largando de Bruges com destino a Oudenaarde por absurdos 269km. Antes da prova quatro nomes eram citados como favoritos, o ídolo belga Wout van Aert, o italiano recordista mundial da hora, Filippo Ganna, o dinamarquês Mads Pedersen, o atual campeão mundial Tadej Pogacar e claro, Mathieu van der Poel que poderia se tornar o maior vencedor da Ronde da história. Assim que a disputa começou, logo uma queda tirou da prova o belga Lennard van Eetvelt (Lotto). Os primeiros 115km de prova foram tranquilos com uma fuga se formando e levando ciclistas como Stefan Kung . A primeira passagem pelo Oude Kwaremont, a mais longa subida dos Flandres com 2.200m marcaria o “começo” da parte mais dura da prova.
O “Big one” aconteceu a 126km do final quando um ciclista da EF caiu e levou ao solo uma dezena de ciclistas, entre eles Mathieu van der Poel, o neerlandês contou com o esforço da Alpecin Deceuninck para em alguns quilômetros voltar ao pelote. Quando a prova ultrapassou os 170km de prova, o grupo líder ainda tinha 1min de vantagem para o pelote e com nomes como Filippo Ganna. Atrás a UAE começou a despedaçar o pelote com Pogacar atacando e levando consigo Wout van Aert, Mathieu van der Poel e Mads Pedersen. Quando restavam 41km para o final da prova, o grupo líder era claro e Pogacar muito ativo atacou com Van der Poel o seguindo e deixando Wout van Aert e Mads Pedersen em apuros. O grupo perseguidor teve muito trabalho para a 21km do final formar o grupo de cinco ciclistas que deveria decidir a prova:
- Tadej Pogacar – UAE Team Emirates
- Mathieu van der Poel – Alpecin Deceuninck
- Wout van Aert – Visma Lease a Bike
- Mads Pedersen – Lidl Trek
- Jasper Stuyven – Lidl Trek
Não muito atrás estavam Tiesj Benoot e MAtteo Jorgenson da Visma com Stefan Kung da FDJ. Restando 19km para o final, Pogacar acelerou e dessa vez Mathieu van der Poel não conseguiu reagir. Por mais que Wout van Aert tentasse, o campeão mundial acelerava e aumentava a vantagem. Sem mais uma subida pela frente os ciclistas entraram nos 10km finais com Pogacar levando 30s de vantagem sobre o grupo que tinha Mathieu van der Poel, Mads Pedersen, Jasper Stuyven e Wout van Aert. Dai em diante Pogacar controlou para vencer pela segunda vez a Ronde van Vlaanderen, dessa vez com a camisa de campeão mundial.
Atrás na luta pelo pódio, os ataques só aconteceram no quilômetro final com Jasper Stuyven acelerando e depois o grupo desacelerando no melhor estilo de sprint de velódromo para a chegada com Mads Pedersen ficando com o segundo lugar e Mathieu van der Poel com o terceiro lugar no pódio em Oudenaarde.
Classificação da Ronde van Vlaanderen 2025 – Tour de Flandres
Results powered by FirstCycling.com