A União Ciclística Internacional, a UCI (Union Cycliste Internationale) que controla as competições de bicicleta pelo mundo adotou uma série de novas medidas para a temporada 2025.
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Ciclistas Profissionais Banidos da categoria Sub-23 em Mundiais.
Para os mundiais de ciclismo, uma inovação foi banir ciclistas de equipes profissionais das competições de base. Agora o ciclista que quiser competir na categoria Sub-23 ou inferior, não poderá fazer parte de equipes ProTeam ou WorldTour. Há a exceção para estagiários, cujo limite é de três por equipe por temporada. Para se ter ideia, no mundial de Zurique 2024, Ivan Romero da Movistar foi o quarto ciclista profissional a vencer a competição de contrarrelógio individual de forma consecutiva.
2. Ciclistas que já competiram na elite não poderão competir no Sub-23.
Tanto no masculino como no feminino, os ciclistas que já competiram na elite em campeontados mundiais, não poderão disputar a categoria de base. Isso claro só se aplicará as mulheres em 2026, visto que até 2024 a categoria sub-23 era disputada de forma conjunta com a elite.
3. A categoria Feminina Sub-23 passa a existir de modo separado.
Com as mesmas restrições da categoria masculina, a categoria feminina Sub-23 passa a competir de modo separado da elite feminina.
4. Companheiros de equipe não podereão comemorar a vitória em chegadas em massa (sprint).
Mais polêmica das novas regras, os companheiros de equipe, usualmente embaladores, não poderão comemorar a vitória de seu companheiro levantando as mãos e soltando o guidão. A manobra passou a ser considerada perigosa e passível de multa.
5. Cartão amarelo no ciclismo
Similar ao futebol, os ciclistas terão advertências por cartão amarelo. O sistema foi testado em 2024 em provas WorldTour e agora será expandido para as demais provas ProSeries, Continentais, Mundiais e Jogos Olímpicos. Se um ciclista levar dois cartões amarelos no mesmo evento, ele será suspenso por sete dias. Três cartòes amarelos em 30 dias renderão 14 dias de suspensão a diretores esportivos e seis cartões no ano (52 semanas) renderão 30 dias de suspensão. Se a suspensão coincidir com as férias, a pena será cumprida na temporada seguinte. Algumas das atitudes que podem levar ao cartão amarelo pelo ciclista:
- Descartar lixo ou garrafa inadequadamente
- Urinar em público
- Garrafa adesiva (segurar por muito tempo a garrafa para recuperar distância).
- Segurar-se em um carro
6. Maiores distâncias para o ciclismo feminino e júniores
Com a chegada da categoria Sub-23 em separado, o ciclismo feminino agora poderá ter provas no mundial de até 180km de distância ante 160km da regra anterior. No sub-23 serão 140km assim como para os júniores masculino (Sub-19) enquanto as júniores femininas disputarão provas de até 100km.
No contrarrelógio individual o limite também passou a ser de 30 a 40km para mundiais e Jogos Olímpicos enquanto as mulheres sub-23 disputarão entre 20 e 30km.
7. Distâncias iguais no ciclismo de pista
As provas de pista para mulheres passam a ter a mesma distância que as masculinas, assim a categoria de 500m é extinta e as mulheres passarão a disputar o “Quilômetro” como é chamada a prova de 1000m. As provas de Scrath terão 10km, a perseguição individual 4km. Para os homens a distância no Scratch diminuiu de 15km para 10km. A prova de Tempo também teve a distância equalizada em 10km.
8. Zonas de alimentação na Estrada
Agora as provas de estrada terão zonas de alimentação em um intervalo entre 30 e 40km de distância.
9. Zona de Sprint
A famosa regra dos 3km em etapas marcadas como sprint em provas de mais de uma etapa, onde caso aconteça uma queda, o ciclista passa a receber o mesmo tempo do grupo onde estava recebeu atualização. Agora a distância foi aumentada para 5km e chamada de “Protocolo de Zona de Sprint”. A regra para tomada de tempo também mudou, agora serão 3s entre dois ciclistas para que seja considerado um novo grupo (ou seja existir o “gap”). Contudo essa regra só valerá para sprints em massa, caso seja uma vitória de fuga, a regra de 1s permanece.