Cyclo-cross: Sem Mathieu van der Poel, Laurens Sweeck vence prova da X2O nas areias de Koksijde

Luiz Papillon

O belga Laurens Sweeck dominou a prova de Koksijde e venceu a frente de Tibor Del Grosso e Toon Aerts. Sem Mathieu van der Poel que se recupera de uma pancada nas costelas a prova de DuinenCross foi muito animada.

Laurens Sweeck

X2O Trofee – Koksijde

A prova se chama DuinenCross que numa tradução literal é Cross nas dunas  de areia e é disputada desde a temporada de 1969-1970 entre os homens e desde 2003-2004 entre as mulheres. Entre os homens o recordista de vitórias é Sven Nys com sete vcitórias, seguido por Mathieu van der Poel e Danny de Bie com quatro vitórias cada. Com o congestionamento de provas no período de ano novo, muitos ciclistas tiveram que escolher entre a X2O e a Superprestige. Mathieu van der Poel (Alpecin Deceuninck) tinha Koksijde no calendário, mas precisou pular a prova por conta de uma dor na costela desde que bateu em um poste da pista de Loenhout. Sem Van der Poel, o grande favorito seria Laurens Sweeck, conhecido pela habilidade na areia. Eli Iserbyt estaria presente mas não teve um bom dia com o destaque ficando para Tibor Del Grosso.

Logo na primeira curva após a largada uma grande queda levou Niels Vandeputte para o fim do grid, acabando com a prova do companheiro de Van der Poel na Alpecin Deceuninck. A ponta da prova logo ficou com Tibor del Grosso (Alpecin Deceuninck) e Laurens Sweeck (Crelan Corendon), a dupla rapidamente colocou vantagem e passou a disputar uma prova a parte. Atrás a disputa pelo terceiro lugar era animada com Joran Wyseure, Gianni Vermeersch, Pim Ronhaar, Toon Aerts e Tom Vandebosch. A prova intensa foi minando alguns ciclistas e na ponta Tibor Del Grosso errava mais que Sweeck que nas últimas voltas passou a conquistar preciosos segundos.

Na disputa pelo terceiro lugar, Toon Aerts conseguiu abrir para Wyseure enquanto o líder da X2O, Eli Iserbyt vinha na sexta posição. Na sexta de oito voltas, Tibor Del Grosso conseguiu colar novamente em Sweeck e no meio da  penúltima volta, novo erro bobo e Sweeck escapava novamente. Assim Sweeck recebeu os sinos de última volta com 15s de vantagem. Assim a última volta foi de controle com Sweeck vencendo com 1h02:11 e 26s de vantagem sobre um desolado Tibor Del Grosso. Toon Aerts foi o terceiro a 52s do vencedor.

 

Classificação X2O Trofee Koksijde 2025

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Cyclo-cross: Wout van Aert vence na Superprestige!

No dia em que seu filho completou 4 anos, Wout van Aert deu de presente uma vitória na  Superprestige de  Gulligem. Superprestige Gulligem Neste sábado, a temporada de cyclocross continuou a todo vapor com a Superprestige em Gullegem, localizada na região de Flandres Belgas, mais precisamente no município de Wevelgem (a mesma cidade que recebe a chegada […]

leia também

Receba as novidades em seu e-mail