Colnago YR1S chuta o balde e inova na nova bicicleta de Tadej Pogacar

Luiz Papillon
Que tal a nova Colnago Y1RS que chega para ser a bicicleta da UAE Team Emirates e Tadej Pogacar para 2025? Se por um lado “choca” os tradicionalistas, a Colnago acaba se posicionando em um lado da inovação e claro vemos ai inspirações em modelos como a Trek Madone, Cérvelo S5 e um exótico cockpit integrado que praticamente elimina a mesa. A ideia não é susbstituir totalmente a V4RS mas sim ter uma bike aero para etapas planas.
Conago Y1RS | Foto Colnago
Criada por Ernesto Colnago, mecânico de Eddy Merckx durante as principais conquistas do maior de todos os ciclistas, a Colnago foi por muitos anos marcada pela inovação. Foi a primeira fabricante a utilizar dobra a frio para os tubos de aço ainda nos anos 80, uma das primeiras a recorrer a fibra de carbono. Mas tudo isso se converteu em tradicionalismo italiano nas últimas duas décadas. E a nova Colnago Y1RS chega para retomar a vanguarda da inovação italiana.

Colnago Y1RS a Bike de Tadej Pogacar

Com um design que teve seu desenvolvimento iniciado em 2021, a Colnago lançou em dezembro de 2024 a Y1RS, uma bicicleta de estrada aerodinâmica (ok você prefere “aero-road”?) que chega rompendo paradigmas e explorando ao máximo os limites de regulamento para bicicletas da UCI (União Ciclística Internacional). As mudanças na geometria tenderam ao limite com 80mm e largura máxima por 10mm no mínimo, o canote não precisa estar alinhado com “finado” seattube o que permitiu um desenho peculiar do triângulo frontal que virou um pentagrama. A mesa e caixa de direção mudaram muito com a caixa ficando pequena e a mesa sendo parte do guidão, projetando o ciclista para a frente.  O diretor de desenvolvimento da Colnago, Davide Fumagalli comentou que a marca não tinha uma bicicleta aerodinâmica por não entender haver ganhos significativos em relaçào a performance da V4RS.

Contudo com a mudança nos regulamentos da UCI, viram a oportinidade de explorar novos limites, contando com o apoio também de universidades tanto a Politecnica de Milão como a Universidade Khalifa em Abu-Dhabi. Agora a bicicleta seria a mais eficiente aero-road do mundo (já viram isso em algum release certo?).  Segundo a Colnago, a bike é 20w mais rápida (ou seja requer 20w a menos para se manter na mesma velocidade, no caso 50km/h). Nota-se que o entre-eixos da bicicleta foi bastante reduzido com um ângulo de ataque do garfo muito mais em pé, com certeza os ciclistas que tem problema de “toe overlap” podem ficar arrepiados. Talvez para Tadej Pogacar com seu pedivela de 165mm, talvez fique um pouco mais justo.

O principal parceiro não foi esquecido, o tubo diagnoal foi projetado para receber a bateria do sistema Shimano Di2. O conjunto integrado, com quadro, garfo canote e guidão todo pesa 1415g, apenas 242g acima da V4rS e está disponível em cinco tamanhos. A bike completa é vendida na Europa (onde o imposto é  ao redor dos 10%) por €12.300 enquanto o quadro €6.710.

 

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