Florian Vermeersch atacou a 30km do final e foi seguido apenas por um ciclista, justamente por Mathieu van der Poel que depois atacou a 13km do final para conquistar mais um mundial em sua carreira, desta vez a disputa no Gravel. Florian Vermeersch foi o segundo enquanto a disputa do terceiro lugar foi para o sprint com Quinten Hermans ficando com a medalha de bronze.

“É mais uma camisa arco-íris para a coleção, estou muito feliz com essa. Eu tentei tornar a prova o mais difícil possível para os demais, colocando-os no limite e quando Florian atacou, pude ter uma boa cooperação com ele e como minhas pernas doíam, eu tentei atacar num trecho mais difícil pois não queria deixar para o sprint.” disse Mathieu van der Poel
Mathieu van der Poel teve uma temporada absolutamente dominadora no Cyclocross culminando no Mundial de Cyclocross no começo da temporada, venceu a Ronde van Vlaanderen e a Paris Roubaix com a camisa de campeão mundial de 2023, foi terceiro no mundial de estrada de 2024 e encerra a temporada com o título de Gravel.
Mundial de ciclismo Gravel – Elite Masculina – 182km
Apenas o terceiro mundial de Gravel, numa tradução livre seria “estrada de chão”, os neerlandeses preferem o termo “saibro” muito conhecido do brasileiro pelo desempenho de Gustavo Kuerten no começo deste século no saibro de Roland Garros. Para elite masculina e considerado amador pela UCI (União Ciclística Internacional) o mundial de Gravel é uma novidade que agrada federações e principalmente fabricantes de bicicletas. Em 2022 o belga Gianni Vermeersh foi o campeão e em 2023 foi a vez do esloveno Matej Mohoric. Seria 2024 a vez dos Países Baixos? Atual campeão mundial de cyclocross e campeão de estrada de 2023, Mathieu van der Poel foi para a prova com a intenção de confirmar seu favoritismo.
Campeão mundial de Gravel, Gianni Vermeersch foi sincero: “Só decidimos tarde que eu iria participar, mas Mathieu van der Poel está na largada e em condições normais isso significa correr pelo segundo lugar.”
Um total de 292 ciclistas largaram em Halle para o mundial de ciclismo gravel na elite masculina. Com nomes como Mathieu Van der Poel, Matej Mohoric, Tim Merlier e Jasper Stuyven da estrada e nomes do cyclocross como Eli Iserbyt, Joris Niewenhuis e mesmo ciclistas já aposentados da estrada mas na ativa como Greg Van Avermaet o mundial foi além de tudo muito divertido e disputado. Desse grid enorme, 63 ciclistas já foram profissionais como Jhonny Hoogerland que ficou famoso por cair em uma cerca de arame farpado no Tour de France de 2011 e completar a prova. Infelizmente nenhum brasileiro largou na prova, dada a pequena penetração no mercado e o ausente trabalho de divulgação da modalidade pela confederação brasileira de ciclismo (CBC). Curiosamente a grande maioria das prova amadoras de MTB no Brasil acontecem em estradas que poderiam ser palco de provas de Gravel, o popular “Estradão”, ou seja os competidores já temos, falta eles descobrirem que podem se classificar para disputas como esse mundial.
Veermersch ataca e somente Mathieu Van der Poel o segue
Ao meio dia local os ciclistas largaram com os nomes mais fortes da categoria e os campeões mundiais na primeira fila. Após 40km de disputa os grupos começaram a se formar com 30 ciclistas no primeiro grupo que foi sendo selecionado com destaque para Van der Poel, Tiesj Benoot, Jasper Stuyven, Gianni e Florian Vermeersch. Já dentro dos 50km finais de prova veio o ataque de Florian Vermeersch e só um ciclista o seguiu, justamente Mathieu van der Poel. A partir desse ponto, a expectativa foi reduzida a disputa entre ambos. A 30km do final a situação de prova era Florian e Mathieu com 30s de vantagem sobre o grupo de Mohoric, Connor Swift, Quinten Hermans, Gianni Vermeersch e Jasper Stuyven. Já o pelote seguia 1min36 atrás. A dupla seguiu disputando até a marca de 13.3km para o final quando em uma subida leve Mathieu van der Poel lançou seu ataque e Vermeersch não pode esboçar uma reação.

Dai em diante Mathieu van der Poel abriu vantagem e venceu mais um mundial elite, agora com 8 títulos, sendo 6 no cyclocross, 1 na estrada e 1 no gravel. Florian Vermeersch conquistou a prata pela Bélgica enquanto a chegada pelo terceiro lugar foi ao estilo de pista com um sprint tendo o belga Quinten Hermans como vencedor.
Resultados Campeonato Mundial de Ciclismo Gravel 2024
Results powered by FirstCycling.com