Cinco vitórias para Tadej Pogacar no Giro d’Italia 2024! O canibal esloveno segue insaciável e dessa vez o mau tempo o ajudou. No final muita festa para Pogacar, mas um gesto chamou atenção o esloveno presenteou o segundo colocado com sua maglia rosa.
Giulio Pellizzari agradeceu o presente e prometeu emoldurar a maglia rosa.
Giro d’Italia 2024 – Etapa 16 – Santa Cristina Valgardena (Monte Pana)
O que seria a etapa com o Cima Coppi, subida mais alta do Giro, a etapa 16 tornou-se um prato cheio para Pogacar. As condições climáticas extremas obrigaram os organizadores a mudar o trajeto várias vezes. Primeiro o Passo Stelvio foi trocado pelo Passo Umbrail, depois devido a nevasca e temperaturas ao redor de zero graus célsius, a etapa foi encurtada de 206km para 118,4km. Os ciclistas cumpriram o ritual de assinatura, entraram nos ônibus das equipes e foram até Lasa, depois do Passo Umbrail para a largada.
A fuga do dia teve Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step), Mirco Maestri (Polti-Kometa) e Andrea Piccolo (EF). No pelote a Movistar assumiu a cabeça do pelote pensando em mais um bom dia para Nairo Quintana ou Einer Rubio. Quando a vantagem da fuga caiu, foi a vez de Alaphilippe tentar solo. No Passo Pinei, Quintana puxou o grupo de favoritos e o jogo da Movistar finalmente se mostrou com o ataque de Pelayo Sánchez, porém um problema mecânico tirou o espanhol da jogada. A perseguição passou a ter Ewan Costiou (Arkéa), Christian Scaroni (Astana) e Giulio Pellizzari (VF Bardiani). Já no pé do monte Pana, Alaphilippe foi alcançado pela fuga enquanto no pelote Rafal Majka ia para a ponta e começava o trabalho de trem de escalada.
As distâncias encurtaram e foi perto do quilômetro final que Tadej Pogacar atacou, perseguiu o jovem Giulio Pellizzari e não perdoou, venceu pela quinta vez no Giro d’Italia 2024. Pellizzari foi o segundo com Dani Martínez (Bora) completando o pódio, conquistando sua 75ª vitória na carreira com apenas 25 anos, feito alcançado por Marcel Kittel em 2017 e Peter Sagan em 2015. Outro recorde que está perto de ser batido é o de vitórias numa única edição do Giro, o recorde que dura 51 anos é de Eddy Merckx na edição de 1973 onde o canibal venceu seis etapas. A dimensão desse feito é dada também pela quantidade de ciclistas (exceto velocistas) que venceram cinco ou mais etapas em grandes voltas desde os anos 90, apenas Lance Armstrong (2004 – Tour de France), Laurance Jalabert ( 1995 – vuelta) e Tony Romminger (1994- Vuelta).
Ao final um gesto chamou atenção, Giulio Pellizzari, segundo colocado na etapa, ganhou o óculos e a maglia rosa de Pogacar. Pogacar presenteou o jovem italiano que no passado já tinha pedido uma foto com o esloveno em 2019.
Pela classificação geral, Pogacar tem agora 7min18s sobre Dani Martinez da Bora que passou Geraint Thomas. Pogacar lidera também a camisa de montanha com absurdos 200 pontos contra 86 de Christian Scaroni.
Confira os melhores momentos do Giro d’Italia:
Results powered by FirstCycling.com